Um novo ano está iniciando e agora está na hora de colocar todos aqueles planos em ação, certo?
Certo, porém uma dica valiosa que podemos dar é que a primeira ação que você pode iniciar é uma boa conversa com você mesmo, isso mesmo, uma boa dose de autoconhecimento, afinal:
“Esforço e coragem não são suficientes sem propósito e direção” (John F. Kennedy)
Pesquisas na área comportamental mostram que os indivíduos mais eficazes são aqueles que se conhecem melhor, tanto os seus pontos fortes quanto os fracos, estando, por isso, habilitados a desenvolver estratégias mais adequadas às solicitações do meio em que interagem.
“É preciso entender pontos fortes e fracos e quais são suas paixões para definir o conceito próprio de sucesso.” (Robert Steven Kaplan professor da Harvard Business School). Em seus livros, Kaplan trata da investigação profunda que as pessoas devem fazer em suas fontes de motivação — que, segundo ele, não são investigadas e por isso as pessoas não se desenvolvem.
Um dos caminhos para o autoconhecimento são os questionamentos que você pode fazer para si próprio, como: quais foram os momentos da minha vida que me senti bem? O que tinha nesses momentos? Quais tarefas estava desempenhando? O que de melhor de mim estava sendo utilizado?
Podemos chegar em poderosas conclusões com esses questionamentos, e portanto, utilize-as frequentemente e lembre-se, existe um exército de pessoas que podem te ajudar nisso.
Um forte abraço e um excelente inicio de ano!
Participe da Conversa