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A Conexão Mentor-Mentorado

Uma característica essencial para o profissional de Mentoring é ter uma visão e consciência ampliada da Vida e do Ser Humano, e isto depende de uma jornada de cultivos pessoais e autodesenvolvimento.

Na minha experiência profissional, são sete fatores principais que geram uma conexão adequada entre um mentor e seu mentorado. Este artigo é uma versão resumida de escritos anteriores mais detalhados.

Fator 1 – Cosmovisão ampliada do Mentor

Uma característica essencial para o profissional de Mentoring é ter uma visão e consciência ampliada da Vida e do Ser Humano, e isto depende de uma jornada de autodesenvolvimento e cultivos pessoais. A consequência desta postura é um olhar compreensivo e livre de preconceitos para o cliente, considerando a essência de cada um e a consciência de que todos fazem parte de uma Unidade universal.

Fator 2 – Preparação interna prévia

Esta é realizada pouco antes do início do atendimento de Mentoring. Exercícios de silêncio interior, meditação, centramento ou oração nos conectam com a nossa fonte mais profunda, onde acessamos a sabedoria plena e intrínseca ao Ser Humano.

Fator 3 – Entendimento do Ser Humano

O mentor deve compreender profundamente o Ser Humano e suas necessidades, buscas e motivações.

Segundo os sábios orientais, a motivação ou o impulso básico das ações humanas é a busca de felicidade e bem estar, com distanciamento das causas do sofrimento e dificuldades.

Embora busquemos a felicidade externamente, como em uma formação acadêmica, casamento, conquista de bens materiais, status, viagens, etc., a essência da nossa busca está na felicidade incondicional, aquela que reside no coração de cada um e que só pode ser vivida no agora, no momento presente e que independe do que fazemos.

Fator 4 – Postura centrada

O centramento pessoal é uma poderosa ferramenta que o mentor deve utilizar, pois permite a captação mais intuitiva do cliente, além de conseguir uma postura condutora frente a cada instante na relação mentor-mentorado.

Fator 5 – Geração do campo de harmonia

A relação mentor-mentorado também se desenrola segundo o “clima” ou tensor estabelecido entre os envolvidos. Daí a importância de gerar o tensor de harmonia entre o profissional e seu cliente, criando assim um ambiente de empatia, comunicação e produtividade durante o trabalho.

Fator 6 – As perguntas assertivas

No Mentoring, a  elaboração das respostas e as decisões são sempre do cliente. A função do mentor no processo é catalisar as descobertas do cliente – a sua presença e atuação aceleram e potencializam o processo de autodescoberta.

Para  exercer esta função é necessário, primeiramente, captar a realidade do cliente através de um processo bastante intuitivo. É preciso entrar no mundo do outro e ajudá-lo a fazer as suas próprias descobertas e mudanças.

Fator 7 – Ativação da sabedoria

Os processos de Mentoring (e também de Coaching) mais profundos são baseados na ativação da sabedoria interior que todos temos. Os nossos insights e respostas interiores vêm desta sabedoria, através do acesso ao conhecimento inato das coisas que simplesmente sabemos.

A sabedoria interior pode ser acessada quando o mentor e o mentorado estão em sintonia entre si e trabalham em um clima (tensor) de harmonia, centramento e clareza de intenção.

Esta é a parte mais profunda da conexão no exercício do Mentoring.

Marcos Wunderlich

Marcos Wunderlich é Empresário e Presidente Executivo do Instituto Holos. Pioneiro do Coaching e Mentoring no Brasil, é referência nacional em Formação e Instrumentação de Mentores e Coaches no Brasil com abordagem holossistêmica e complexa, tem mais de 30 anos de experiência profissional. Consultor, palestrante, Master Coach e Mentor de Executivos. Mentalizador do Sistema ISOR® um conjunto instrumental científico-pedagógico de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações com base na moderna ciência e neurociência, na milenar sabedoria humana e nas inovações da administração. Filiado ao ICF – International Coach Federation. Consultor CMC – Certified Management Consultant credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização em convênio com o ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Formado e pós-graduado na área tecnológica, tem várias formações no campo da Gestão e Humanidades,
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