fbpx

Sabedoria do Universo – o Um e o Diverso!

A percepção do Absoluto ou da Unidade é a nossa fonte de felicidade plena e profunda, a liberdade que só pode ser vivida no AGORA, nunca no passado ou futuro. Nosso caminho ou busca de sentido de vida.

O tema Universo nos remete imaginariamente ao imenso espaço infinito que contém tudo o que existe. Em um sentido mais profundo, esta palavra levará a querer conhecer o que existe além de mim, como as coisas realmente são ou funcionam, o que, por sua vez, pode ser traduzido pela busca de uma sabedoria e compreensão maior. Esta busca de entendimento se iguala ou se confunde com o que mais queremos: paz, compreensão da Vida e felicidade.

Vou iniciar trazendo dois aspectos da Vida que estão intrinsecamente interrelacionados, que é o que chamamos de compreensão das duas realidades – a Unidade e da Processualidade – também conhecidas por Absoluta e Relativa ou realidade Una e  Processual.

Para conhecer a realidade Absoluta podemos imaginar o próprio espaço vazio que permeia todo universo, algo que não pode ser cortado, guardado, conquistado, tocado, extinto, retido, processado, afetado ou deformado, ou seja, ele não nasce e nem morre, é eterno. Dizemos que o espaço é a eternidade, ou seja, a realidade Absoluta, a Unidade, o Uno.

Tudo o que surgiu e existe dentro deste espaço – do qual não podemos sair ou escapar – é o que chamaremos de Processual, Relativo, Diverso. Este espaço primordial tem um enorme potencial, ou seja, tem o poder invisível de dar origem a todas as coisas. Dele surge a energia e desta surge a massa a qual vemos como nossa realidade concreta de galáxias, estrelas e planetas, seres, objetos e processos sempre em mutação e em movimento constante.

Reforçando e relembrando, podemos dizer que a realidade absoluta é como espaço, onde nada existe de concreto e onde nada se processa. Por outro lado, o que nasce deste vazio tem uma característica processual, ou seja, passa a existir em forma de movimentos – expressão da Vida – os processos humanos, planetários e galácticos.

Esta visão é também a de David Bohm, físico quântico que formulou a realidade como sendo a união de três aspectos: o vazio potencial ou o que chamou de Ordem Superimplícita, a energia ou Ordem Implícita e a matéria como Ordem Explícita, estas  duas últimas formando a Processualidade. Veja o quadro abaixo.

A realidade Absoluta pode ser captada quando estamos conectados no AGORA, no qual nada se processa. Quando temos este “flash” do momento presente, não poderemos localizar o passado ou futuro, existe apenas o instante pleno e toda sua maravilhosa manifestação de fenômenos – aparências de objetos, luzes e sons, os quais estão dentro do “flash do vazio do AGORA”, mas não são analisados, pensados ou processados na mente como lindo x feio, gosto x não gosto. Apenas a beleza da percepção das duas realidades – o Absoluto e sua manifestação maravilhosa, o Relativo.

Em todos os momentos da nossa vida, a realidade sempre será composta pelo pano de fundo do Absoluto e sua manifestação do Relativo, que são indissociáveis – são dois aspectos da mesma coisa.

Vamos entender que o vazio Absoluto, o enorme potencial criador, apenas captado no AGORA, é nossa Fonte e que tudo o que existe surge desta mesma Fonte. Podemos chamá-la também de Fonte divina, espiritual, origem,  mãe, plenitude, presença ou de  Tao ou Deus, entre tantas outras denominações.

Esta conexão com o Absoluto pode acontecer e estar presente em todos os momentos da vida processual. É algo que podemos treinar, é o treino do Aqui-Agora, que é feito através da meditação, da plena atenção ou técnicas de Mindfulness, por oração, silêncio, no sentar-se na quietude interna, nos exercícios de centramento das artes marciais ou mesmo no contato direto com a natureza.

A percepção do Absoluto ou da Unidade é a nossa fonte de felicidade plena e profunda, a liberdade que só pode ser vivida no AGORA, nunca no passado ou futuro. Esta percepção se torna uma conexão ou pano de fundo em todos os momentos processuais e isto significará que onde formos e o que fizermos será sempre permeado pela paz, plenitude e alegria natural.

Em outras palavras, a busca da percepção do Absoluto (sempre presente) pode ser traduzida como sendo nosso caminho espiritual ou busca de sentido de vida. As respostas estão já presentes em nós, precisamos apenas abrir cortinas que nos revelem o que realmente buscamos: a nossa completude, aquilo que já somos naturalmente desde sempre.

Os sofrimentos e conflitos humanos acontecem quando apenas vemos o mundo processual ou no Relativo. Para superarmos as dificuldades e problemas, a grande sabedoria reside em nos conectarmos no AGORA, na realidade Absoluta, ela é nosso pano de fundo do mundo processual. Quando acessamos isto, cessarão nossos sofrimentos, pois não estaremos mais desconectados da Fonte.

Marcos Wunderlich é Empresário e Presidente Executivo do Instituto Holos. Pioneiro do Coaching e Mentoring no Brasil, é referência nacional em Formação e Instrumentação de Mentores e Coaches no Brasil com abordagem holossistêmica e complexa, tem mais de 30 anos de experiência profissional. Consultor, palestrante, Master Coach e Mentor de Executivos. Mentalizador do Sistema ISOR® um conjunto instrumental científico-pedagógico de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações com base na moderna ciência e neurociência, na milenar sabedoria humana e nas inovações da administração. Filiado ao ICF – International Coach Federation. Consultor CMC – Certified Management Consultant credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização em convênio com o ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Formado e pós-graduado na área tecnológica, tem várias formações no campo da Gestão e Humanidades,
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa