O Líder Servidor faz de cada um dos seus atos, um momento para influenciar os outros de modo que o bem comum seja alcançado. Os verdadeiros líderes sabem que estão nas empresas para servirem as pessoas e não para serem servidos pelos seus colaboradores.
Os falsos líderes determinam o que deve ser feito e os verdadeiros apenas mostram o caminho.
Gosto muito desta metáfora do que “é ser líder” dada por Kouzes amp; Posner, no livro “O Desafio da Liderança”. (Ed Campus)
Liderança é uma arte. E, na arte de Liderar, o instrumento do artista é seu próprio ser. Dominar a arte de liderar é dominar a si próprio. Em última instância, o processo de desenvolvimento da liderança é um processo de autodesenvolvimento.
Assim como esta outra, de Jim Collins (Empresas Feitas para Vencer) nos mostra o verdadeiro comportamento do Líder servidor:
Os líderes servidores olham pela janela na hora de atribuir créditos e ao mesmo tempo olham no espelho na hora de atribuir responsabilidades.
Nos meus programas de Coaching para desenvolvimento de lideranças tenho notado que um dos grandes obstáculos para os gestores tornaram-se verdadeiros líderes é o medo.
Medo de:
- Assumirem a responsabilidade, por receio do que os outros vão pensar do seu comportamento;
- De servir os outros e ninguém servir a ele;
- De não ficar no centro das atenções e ser ofuscado pelos outros e não progredir profissionalmente;
- De parecer fraco por não exibir pompa e poder pela sua função;
- De colocar o seu futuro profissional na dependência do desempenho dos outros.
Realmente, para ser um verdadeiro líder é necessário coragem.
Normalmente um líder servo tem os seguintes comportamentos, que o diferencia dos demais:
- Sente-se comprometido em criar em todas as oportunidades uma experiência boa para os membros da equipe, com atitudes prestadia;
- Acompanha individualmente e auxilia cada liderado;
- Mantém-se informado de tudo que está relacionado com a equipe e conhece cada um dos colaboradores muito bem. Mantém a equipe conectada entre si;
- Tem o costume de se antecipar às necessidades individuais e do grupo. Não espera que questionem, age proativamente;
- Demonstra sempre a gratidão pela colaboração recebida;
- Tem senso de justiça muito grande e uma ética a toda prova.
Todos os grandes líderes que tiveram uma liderança perene e obtiveram resultados para suas organizações muito acima da média, apresentaram um comportamento de líder servidor. Talvez, de muitos não lembremos nem o nome, pois transferiram à equipe todos os méritos, mas sabemos que por onde passaram deixaram um legado e a sua marca inconfundível.
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