fbpx

Aprenda a tirar a vida de letra!

A vida é como uma escalada! Quanto mais uma pessoa sobe, mais a sua visão do horizonte vai se ampliando e, assim, torna-se impossível continuar pensando como alguém que ainda está no pé da montanha.

Outro dia mandei um e-mail para um amigo, felicitando-o por ter sido convidado a participar de um congresso internacional. Eu escrevi a seguinte mensagem: “Chegou a hora do reconhecimento de tantos anos de estudo, interesse e dedicação. Chegou a hora da colheita e da escolha das melhores oportunidades para continuar sua jornada. A vida não tem ensaio, é uma contínua estreia, é um espetáculo. Está no seu momento de sucesso! Receba meus aplausos!”. Fiquei surpresa quando recebi a seguinte mensagem: “o grau de dificuldades vem na mesma proporção das oportunidades, e que isto exigia um esforço muito grande!”.

Acho incrível como existem pessoas que só acreditam que os remédios ruins é que são bons, sempre damos mais do que recebemos e, na vida, tudo tem um preço, e esse preço não é barato. Em pleno século XXI, ainda tem gente que crê que sem sacrifício não se chega a lugar nenhum.

Agora cá para nós! Os olhos buscam o que procuramos. Se você vai a um shopping que sempre frequentou na sua adolescência, porém hoje você conhece alguém que está grávida, só agora vai perceber que nesse shopping existem várias lojas para bebês, coisa que antes passavam despercebidas.

Conheci uma psicóloga que durante três anos, ia uma vez por semana a um hospital-escola para conseguir um orientador para o seu doutorado. Ela foi persistente e acabou conseguindo muito mais! Além do orientador, ela conheceu muita gente interessante e fez um networking fantástico, que rendeu muitas oportunidades. Com tudo isso às suas mãos, ela só precisava apresentar o projeto, porém foi procrastinando e acabou perdendo o prazo. Muito triste ela dizia: “me dá uma sensação de fracasso”. E o fracasso é isso mesmo, uma sensação.

Castañeda quando falava com seu mestre Don Juan se o caminho que ele seguia na vida era o correto, Don Juan respondia: “esse caminho tem um coração? Se tiver, vá em frente, caso contrário mude de rumo”. Na minha caminhada, entendo hoje que o fracasso está onde o meu coração está. Será que o coração desta psicóloga ainda estava na conclusão do seu doutorado?

A vida é como uma escalada! Quanto mais uma pessoa sobe, mais a sua visão do horizonte vai se ampliando e, assim, torna-se impossível continuar pensando como alguém que ainda está no pé da montanha.

Uma vez perguntei a uma jovem executiva, presidente de um banco internacional – “Com tanta história de sucesso, você já fracassou alguma vez?” Ela me olhou, pensou e respondeu:- “Uma vez quase fracassei. Fui promovida para liderar uma nova equipe em outro país. Ao chegar, percebi que na equipe tinha pessoas desmotivadas e descomprometidas. Eu tentei durante um mês fazer o meu trabalho, mas nada acontecia. Liguei para o meu superior e ele me respondeu que não poderia ajudar e eu deveria fazer algo ou seria substituída. Então fui a uma livraria e comprei todos os livros possíveis sobre como liderar pessoas difíceis”.

Com isso entendo que tudo depende do lado que nos posicionamos na vida. Se você está do lado da felicidade, tudo o que você fizer gerará sucesso, aprendizado e lucro. Não haverá fracasso ou perda. No caso dessa jovem, ela tomou uma atitude e deu a volta por cima. Adotou uma nova postura, assumiu as rédeas da situação e deslanchou a sua carreira. Fracasso é uma sensação terrível, então, identifique sua postura ante as possibilidades, amplie seus horizontes sem receio de ajustar o que é necessário. Vá atrás dos seus sonhos e projetos. O fracasso é de quem sente. Aprenda a tirar leite de pedra.

Há mais de 18 anos no mercado de palestras, Leila Navarro conquistou sólida carreira no Brasil e no exterior. Suas palestras já foram assistidas na Espanha, Chile, Uruguai, Panamá, Japão, México, Peru, Paraguai, Colômbia, Angola e Portugal. No Brasil, segundo a Revista Veja, integra o ranking dos 20 mais notáveis palestrantes brasileiros. Entre suas premiações, em 2013 foi a única mulher eleita Top5, na categoria palestrante, do Prêmio Top ofMind Estadão RH, o Oscar do RH, o mais prestigiado e desejado prêmio do mercado. Em 2005 levou em primeiro lugar! Também obteve o Prêmio de 100 fornecedores de RH – Categoria palestrante do ano 2009. Autora de 16 livros, entre eles, “Autocoaching de carreira e de vida”, “Talento para ser Feliz”, “A vida não precisa ser tão complicada”, “O poder da superação”, e seu mais novo lançamento o “Virar o Jogo” , além de diversos e-books, artigos e diversas participações para a mídia em geral.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa