Você já deve ter ouvido falar que o que realmente importa é competir; que a felicidade está no caminho e não no ponto final, entre outras tantas frases populares. Mas será que isso está certo? Será que isso nos leva à Realização Pessoal?
Para entender um pouco mais sobre isso lembro da estória de um pai que queria muito ver seu filho feliz e resolveu dar um presente a ele. O menino frequentava uma escolinha de futebol e gostava muito de jogar bola. Seu time não era muito forte, mas foi avançando no campeonato até que chegara o momento decisivo, o último jogo, a grande final. Como em toda partida, o time jogou, lutou, defendeu e acabou ganhando a partida e o campeonato. O menino era a alegria em pessoa e seu pai muito orgulhoso mostrava a medalha de campeão a todos que passavam.
No dia seguinte, na escolinha de futebol, o assunto era um só: o time que havia perdido o campeonato tinha entregue o jogo, vendido a vitória por um patrocínio futuro de uma grande empresa. Curioso e decepcionado ao mesmo tempo, o menino descobriu que o patrocínio era da empresa de seu pai! Revoltado, foi tirar satisfação com o pai e ouviu que ele tinha feito isso, comprado o resultado da partida, um grande investimento, para dar de presente e ver o filho campeão. O que era alegria virou tristeza…
Por esta estória podemos perceber que faz parte da essência do ser humano o merecimento. Tudo o que o menino desta estória queria essa saborear a vitória de seu time e sentir-se orgulhoso pelo seu sentimento de realização, percebendo que colaborou com seus esforços para a vitória do time. É bom ganhar presente, é bom quando algo bom cai no nosso colo sem muito esforço, mas o verdadeiro sentimento de realização acontece quando fazemos por merecer.
Portanto, por mais masoquista que pareça, quanto mais desafios temos em nossa vida, melhor, pois mais vitórias, mais sentimentos de realização, mais felicidade virão. Óbvio que tudo com limites e com maior harmonia possível, pois se os desafios já demandam um esforço grande de nossa parte, estar em conflito com alguma coisa ou alguém só dificulta a caminhada.
E como o Coaching ajuda nesta jornada, neste caminho. Ter a ajuda de um profissional para clarear objetivos e estruturar ações através de um plano que faça sentido nesta caminhada, seja pessoal ou profissional, é encurtar o caminho e facilitar o uso de nosso potencial.
Recentemente atendendo um cliente em uma sessão de Coaching perguntei o que ele queria conquistar com um determinado objetivo que havíamos definido momentos antes. É como se fosse para descobrir o objetivo do objetivo, o que estava motivando-o para buscar aquela promoção. Após responder, perguntei se ele se achava capaz para alcançar aquele objetivo e ele respondeu que sim, mas que teria que se esforçar muito para tornar-se diretor da área que trabalha. Essa foi a abertura que precisava para motivá-lo dizendo que quanto mais desafios melhor e que ele se sentiria realizado quando alcançasse a diretoria na empresa.
E você, está disposto a estudar mais, trabalhar mais, fazer aquela milha-extra para alcançar seus objetivos?
Participe da Conversa