Hoje quero falar sobre modelagem. Modelar alguém é se inspirar em alguém. É seguir esta pessoa para ver o que ela fez e o que ela faz para inspirar outras pessoas. Em quem você se inspira? Pense nesta pessoa e passe a segui-la. Não há mal nenhum em querer copiar. Você verá que com o tempo terá sua própria imagem a ser modelada por outro alguém.
Pessoas que fazem sucesso modelam, ou já modelaram, outras que também fazem. Mas modelar não é tão fácil porque é preciso desconstruir tudo o que aprendemos e estarmos disponíveis para reaprender uma nova maneira de pensar e de agir. Porém o resultado é de progresso.
Nós somos a média das cinco pessoas com que a gente anda. Entenda esta frase também como as pessoas que você segue. Vou citar aqui alguns exemplos que me inspiram: Steve Jobs, Anthony Robbins, Érico Rocha, Rodrigo Cardoso e Silvio Santos. Estes seres iluminados transformaram suas vidas e impactam milhares de outras através da palavra, coragem, inovação, imagem e postura. E te garanto que se eles alcançaram o sucesso, você também pode alcançar. Basta decidir.
Importante dizer que o que determina e controla a qualidade da sua vida são as emoções. É preciso ser para depois ter. Seja mestre das suas emoções. Quando você as controla você é mestre. Quando é controlado pelas circunstâncias, torna-se escravo. Existem três forças de origem da emoção: Foco, Significado e Fisiologia.
Para ter foco é preciso condicionamento. Faça uma lista do que quer para sua vida mas decida o que quer fazer primeiro e vá em frente sem alterações. Se mudar no meio do caminho seu cérebro para e entende que não quer mais o que projetou. O que não tem nenhum problema se você realmente não quiser. Mas trace um planejamento focado.
O significado é a história que você conta de si para você mesmo. Valorize sua história. Seus desafios, medos, lutas, conquistas, erros e acertos o trouxeram até este ponto. Analise o resultado e faça os ajustes.
A fisiologia é a expressão corporal. Quando você muda seu corpo cria um novo padrão, e nosso corpo dita nossa emoção. Entendo que existem dias difíceis, mas ficar se lamentando não vai resolver o problema. Estufe o peito, olhe-se no espelho, abra um sorriso e diga palavras de ordem positiva para você mesmo como: “Eu posso conquistar meus objetivos porque eu me esforço”, “Eu sou realizador”, “Eu sou feliz porque eu mereço”, etc.
Observe este tipo de postura nas pessoas que você modela. Tenha mentores extraordinários. Aja com entusiasmo e será entusiasta. Decida vencer. Decida quem você quer ser. Esteja ao lado de pessoas realizadoras, que agregam valor, que motivam e inspiram. O seu futuro começa agora, no presente.
Grande abraço!
Participe da Conversa