As emoções são a reposta instintiva que temos quando passamos pelas diversas situações da vida. Sem as emoções as pessoas não percebem significado nos acontecimentos.
Hoje, já sabemos que o cérebro se reestrutura o tempo todo. Cada vez que você vive uma emoção forte, as células do seu cérebro desenvolvem uma conexão, e essa conexão vai ficando cada vez mais forte conforme você repete aquela emoção. E vai ficando cada vez mais provável repetir aquela emoção porque você construiu uma conexão para aquilo em seu cérebro.
Isto é a aprendizagem. E quanto maior a emoção, mais forte fica a conexão. Isso significa que se em algum momento da sua vida, por exemplo, você se sentiu vítima, cada vez que você repete o sentimento de vítima vai ficando cada vez mais fácil você se sentir vítima em novas situações, mesmo que você não tenha sido vitimado, isso se chama memória associativa.
O problema dessa memória associativa é que quando algo está acontecendo agora, no presente, levamos em conta a informação que já estava guardada em nossa memória emocional e aí passamos a lidar com o evento atual como se fosse no passado.
Ou seja, uma situação totalmente nova, que pode trazer emoções positivas, não chega a ser percebida dessa forma porque já temos uma ideia pré-formada sobre ela e a recebemos no automático.
Como podemos tomar posse das nossas emoções?
Através da revisão de nossos pensamentos.
Para isso é fundamental fazer uma reavaliação das ideias, das crenças disfuncionais, dessas percepções e sentimentos automáticos, porque aí sim, você pode mudar sua vida.
É possível quebrar essas cadeias de associações, e a chave está na capacidade do nosso cérebro em formar novas conexões neurais.
Por isso é importante saber que seu cérebro não está estacionado, ele pode formar novas redes neurais, ou seja, novas ideias, novos conceitos e novas formas de perceber e interpretar o mundo.
E isso é maravilhoso!Que bom que podermos criar novas memórias, transformar nosso modo de receber e significar nossas experiências!
A nossa emoção depende de como a percebemos, como interpretamos cada uma das coisas que nos acontecem.E a chave para tornar isso possível é trabalhar os nossos pensamentos, rever crenças e reelaborar o conteúdo mental, o Coaching pode ser muito útil nesse processo.
Pensar sobre os nossos pensamentos significa ser observador de si mesmo e aprender a se conhecer. Já sabemos que quem se conhece tem mais chances de ter autoestima estável.
Autorize a si mesmo a ser diferente do que você tem sido até hoje. Para crescer e evoluir precisamos permitir pensar diferente. Monitore seus pensamentos, reflita.
Se você fica sempre com o primeiro pensamento que lhe vem à cabeça, vai continuar sendo sempre o mesmo.
Se você se permitir ser mais flexível em seus pensamentos você pode ter uma vida totalmente nova. O seu dia a dia é moldado pelo seu pensamento.
Quando você passa a aceitar a possibilidade de coisas novas, você passa a reconhecê-las e permitir que efetivamente façam parte da sua vida.
Participe da Conversa