fbpx

Aprender a Empreender (parte I)

Em nossa mente, o fato de criarmos um negócio próprio já significa que somos empreendedores. Na verdade Empreender se relaciona a atitudes de inovar, transformar suas ideias em realidade e dedicar-se totalmente.

No artigo anterior disse que começaríamos a falar sobre este assunto que “virou moda”. Tenho uma boa ideia, um dinheiro aplicado e posso começar um negócio.  Apenas isso é suficiente para realmente nos tornarmos Empreendedores?

Em nossa mente apenas o fato de criarmos um negócio próprio já significa que somos empreendedores. Na verdade Empreender se relaciona a atitudes de inovar, transformar suas ideias em realidade e dedicar-se totalmente. No início podemos cometer erros, correr riscos, errar na escolha do negócio e isso é absolutamente normal. Acreditem que vamos trabalhar mais, muitas vezes para ganhar menos, pelo menos no começo. Claro que se houver um planejamento anterior o resultado será atingido mais rapidamente.

Neste caso minha primeira sugestão é conhecer seu perfil. Você realmente tem as habilidades necessárias para ser um Empreendedor? Eu começaria por aí. Existem ferramentas para identificar estas habilidades. Eu particularmente trabalho com uma ferramenta que se chama MBTI. Ela identifica seu perfil psicológico, seus talentos inatos, seus pontos fortes e as habilidades que podem ser desenvolvidas. Trabalha ainda com aspectos como: comunicação, liderança, inovação, gestão de conflitos etc.

Traçando seu perfil, fica mais fácil identificar cenários aos quais você pode, uma vez querendo empreender, “se dar bem”. É imprescindível este autoconhecimento porque irá ajudá-lo a se rodear de pessoas que tenham talentos e habilidades que você não tem, e isto não é um problema, pois, uma equipe é formada por talentos complementares e todos têm autoridade em suas funções e apenas cabe ao Empreendedor, unir desde o início estas pessoas para fazer o Plano de Negócios. Além delas se envolverem, estarão comprometidas com o sucesso do negócio.

Existem muitos cursos, palestras, workshops tratando sobre este assunto, sem esta primeira identificação. Eu acredito que este seja o primeiro passo! Estou à disposição para conversarmos mais sobre este tão importante início para qualquer negócio. Inclusive para que eu possa falar um pouco mais sobre esta ferramenta tão interessante que é o MBTI.

Até o próximo encontro!

Filha da Luiza, meu maior exemplo, minha verdadeira fonte de inspiração de todos os dias. Empresária focada no desenvolvimento de Pessoas, Grupos e Organizações dos principais Setores da Economia. Engenheira de Produção – Universidade Mackenzie com Pós-Graduação em Administração Financeira e Orçamentária – FGV, Marketing de Varejo – USP e Desenvolvimento Empresarial – INSPER. Atuou como Executiva no Mercado Financeiro durante 24 anos. Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante seis anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Hunting, Aplicação de Assessment, Mentoring, Escritora, Professora e Palestrante. Tem Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores – ADIGO. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II – Fellipelli. Certificada no Projeto Emotions – Relações Interpessoais e Inteligência Emocional, Gerenciamento de Estresse – Tomada de Decisão – Fellipelli. FIRO B – Fellipelli e Técnico Master Disc – Sólides.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa