fbpx

Como descobrir um sentido para a vida!

Descobrir os nossos talentos é o caminho mais certo para compreendermos a razão de nossa existência, todos nós possuímos talentos únicos e intransferíveis desde o nascimento, porém não nascemos com manual.

Todos nós, sem exceção, somos seres humanos singulares e únicos, somos mais valiosos do que o ouro mais puro de 24 quilates, mais preciosos do que o diamante rosa mais raro e um investimento mais seguro do que qualquer ação colocada em bolsa de valores na história, com muito mais valor do que a empresa Apple já obteve ou sonhou um dia.

Verdade? Para alguns, acredito que poucos, é possível que sim, mas para muitos o escrito acima pode até ser motivo de piada ou um exercício de imaginação sem a menor chance de se tornar realidade.

Descobrir os nossos talentos é o caminho mais certo para compreendermos a razão de nossa existência, todos nós possuímos talentos únicos e intransferíveis, são nossos por direito de nascimento, porém não nascemos com o nosso manual.

As ferramentas de assessment, ou análise de perfil, são um dos caminhos para quem quer descobrir realmente quem é, e com isso ter a revelação de sua missão de vida, uma vez que nossos talentos são as ferramentas necessárias para realizarmos a nossa obra.

Quanto mais soubermos quem somos e quem não somos, mais claro se torna a nossa estrada, com a garantia de sabermos o motivo de acordarmos todo dia de manhã e nos levantarmos da cama o quanto antes.

O mundo necessita com urgência de pessoas com um maior autoconhecimento e principalmente um maior senso de valor próprio.

Um relatório publicado pela OMS – Organização Mundial da Saúde mostra que 804.000 pessoas cometeram suicídio em 2012, sendo que este número pode ser ainda maior, em razão da dificuldade de se obter números que realmente retratem a realidade. Estima-se que, para cada suicídio, haja mais 20 tentativas de suicídio. Este número de suicídios representa 50% das mortes violentas de homens e 71% das de mulheres. Existe uma maior concentração de suicídios para pessoas com mais de 70 anos, e já é a segunda maior causa de mortes para jovens de 15 a 29 anos. Por quais razões pessoas como Robin Williams, Ernest Hemingway, Van Gogh ou o nosso Santos Dumont decidiram interromper a própria vida? Pessoas tão talentosas e geniais como estas não percebiam o valor que possuíam para a humanidade?

Segundo a mesma OMS, 90% da população mundial sofrem de estresse, uma das razões para o surgimento de doenças como o câncer, diabetes, hipertensão e depressão, sendo esta última presente em 7% da população mundial, ou 400 milhões de pessoas. A depressão já é, segundo a OMS, a doença mais incapacitante que existe.

Se todos nós somos o que existe de mais precioso para nós neste mundo, por qual razão é crescente o número de pessoas que se sentem desconectadas de suas respectivas razões nobres e únicas de estar neste mundo? Acredito que uma campanha massiva de autoconhecimento e autovalorização poderia contribuir para a reversão desse cenário descrito pela OMS.

Todos nós nascemos com um propósito: devolvermos ao mundo aquilo que fazemos de melhor; somos engrenagens que precisamos estar no lugar certo para que o mundo funcione de forma perfeita e harmoniosa.

No mercado atual, há muitas boas ferramentas de análise de perfil disponíveis, mas tem um tipo que merece destaque: são as ferramentas baseadas na axiologia formal, provenientes da obra do Dr. Robert Hartman. Estas ferramentas possuem a capacidade de mensurar a clareza que cada um de nós possui a respeito de nosso lugar no mundo, além da clareza que possuímos a respeito de nosso próprio valor.

Se sei quem sou, reconheço o meu real valor e sei qual o endereço do meu lugar no mundo, que irá demandar meus valiosos talentos, então não tenho tempo nem para ficar gripado!

Alexandre Ribas começou a trabalhar com consultoria e treinamento há mais de 20 anos. Atualmente é presidente da TTI Success Insights Brasil e membro do Advisory Council da TTI Success Insights, nos EUA, empresa presente em mais de 100 países. Possui uma vasta rede de contatos, com consultores e coaches bem-sucedidos, em diversos países. No Brasil, através da TTI Success Insights, atende mais de 200 consultores, coaches, palestrantes, treinadores e head hunters, por ano. Também pratica consultoria, através da sua empresa Venko Consulting, a qual teve início em 2002. Empreendedor desde 1998, atualmente possui cinco empresas em atividade. Sua formação acadêmica passa pela Universidade Mackenzie, UFPR, FIA-USP e Harvard. Também possui diversos cursos de formação em Coaching, PNL e desenvolvimento de pessoas. Foi o primeiro brasileiro a obter a formação completa, em turmas abertas, pela então ASTD, em HPI – Certificate in Human Performance Improvement. Possui três livros publicados, sendo eles “Manual Definitivo DISC”, “DISC – tudo o que você precisa saber, mesmo” e “Manual Definitivo Motivadores”. Escreve artigos desde 1998.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa