O segredo da comunicação bem-sucedida é a sintonia com o público. Nas organizações, como já falamos anteriormente, um dos elementos mais importantes é justamente o cliente interno, nas ações de Endomarketing a comunicação é centrada nele. Mas será que na rotina diária essa comunicação está alinhada ou isso só acontece em ações pontuais, como eventos e treinamentos esporádicos?
Uma das técnicas da Programação Neurolinguística, conhecida como Rapport, ajuda muito a melhorar a comunicação, segundo Anthony Robbins “o rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa de mundo para o mapa de mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida.”
O grande segredo de organizações de sucesso é justamente a capacidade que elas têm de entrar no mundo do colaborador, de trazer aquilo que ele mais ama para a realidade profissional, entendendo e alinhando-se com seu mapa de mundo.
O processo de rapport bem-sucedido consiste em três passos – perceber o outro, entrar em sintonia e testar – esses passos podem ser adaptados nas ações de endomarketing através das seguintes interpretações:
- Perceber o outro – quantas vezes não vemos alguns funcionários trabalhando nas organizações como se fossem invisíveis? Ninguém se preocupa com suas condições de trabalho ou reconhece seu esforço;
- Entrar em sintonia – Para o Endomarketing a sintonia é um elemento primordial no processo de relacionamento interno. Uma equipe em sintonia trabalha muito melhor e realiza muito mais;
- Testar – Manter a atenção nos resultados das ações implementadas e constantemente testar se elas estão surtindo efeitos para estabelecer sintonia e entendimento. Depois recomeçar esse processo alinhando o que precisa ser melhorado.
Como colaborador também é importante seguir esses três passos para com a organização, por exemplo:
- Perceber o outro: Perguntando-se qual a necessidade da empresa, ou verificando se o seu trabalho atende os objetivos principais da organização;
- Entrar em sintonia: Alinhar-se aos colegas, buscar uma interação mais criativa e inovadora para uma relação mais harmoniosa;
- Testar: Fazer verificações constantes dos seus resultados e melhorar diariamente os aspectos que precisam de atenção.
Ter uma equipe que cuide do bem-estar do grupo de trabalho, reconhecendo suas necessidades, qualidades e resultados e um grupo de colaboradores que buscam sintonia com os colegas e a empresa em que trabalham, mantém a empresa segura e os funcionários felizes, afinal gostamos de receber atenção, isso significa que somos importantes para alguém. Ser importante na empresa onde se trabalha é ter mais realização profissional e motivação para ser cada dia melhor. E ser importante como empresa para seus funcionários gera uma apropriação muito maior para garantir a satisfação de quem faz as coisas acontecerem!
Participe da Conversa