“Estima-se que, anualmente, 1,8 milhão de pessoas morram devido a doenças diarreicas, que na maioria dos casos, estão ligadas a alimentos ou água contaminados. A preparação higiênica dos alimentos pode prevenir a ocorrência da maioria destes casos.”
Este trecho está no Manual da Organização Mundial da Saúde, que tem o objetivo de sensibilizar as pessoas na mudança de comportamento dentro de casa, relacionado à higiene e manipulação dos alimentos.
Gostaria de convidá-los a refletir se já pensaram durante o caminho até as compras em alguns pontos importantes que irei levantar:
- Quais as condições higiênicas que esses alimentos foram preparados?
- Quais os prazos de validade desses alimentos?
- Quais os testes de temperatura que esses alimentos foram submetidos?
- Qual a origem dos alimentos que irei comprar?
- Será que os colaboradores que manipulam esses alimentos estão em perfeito estado de saúde, de higiene e fazem exames periódicos?
Esses pontos que estou trazendo até vocês são essenciais para que os alimentos comprados cheguem até o seu prato com qualidade.
Questionem os responsáveis dos centros de abastecimento e façam sua escolha.
E quando chegam em casa, quais são os seus comportamentos com as compras?
- Guardam ou armazenam em geladeira os itens perecíveis logo que chegam em casa?
- Lavam as frutas, legumes e verduras antes de guardá-las? Usam sanitizantes ou água sanitária própria para frutas, verduras e legumes?
- Conservam sua refeição ou sobra de alimentos em utensílios próprios?
Convido–os a assistirem este vídeo da OMS e refletirem sobre as possíveis mudanças de comportamento, pois vale a pena. Você e sua família merecem!
https://www.youtube.com/watch?v=4487VycN9sE
Um grande abraço
Daniela Cierro
Participe da Conversa