Manter o controle e o equilíbrio emocional nos negócios é um fator imprescindível para que não ocorram erros numa tomada de decisão ou na conclusão de um importante projeto. Neil Patel estudioso e empreendedor inglês ressalta que o uso da lógica contribui para o controle das emoções e conquista de negócios cada vez maiores e mais lucrativos. Mas como ter calma no momento de fechar um importante negócio?
- Tenha os pés no chão
A vida de empreendedora pode ser comparada a uma montanha-russa emocional. Dias de euforia e entusiasmo com notícias muito boas, ou dias com problemas a resolver, contas a pagar e propostas a fechar. O importante é entender e estar preparada para comemorar as vitórias, aprender com os fracassos e sempre desejar experimentar mais conquistas. Isso permitirá que você empreendedora, não fique feliz ou pessimista em excesso.
- Evite pessoas muito emocionais
Mulher empreendedora, esteja atenta! Aqueles que estão à nossa volta são responsáveis por influenciar as nossas atitudes e pensamentos. Por isso, para que os projetos alcancem o sucesso desejado é importante cercar-se de pessoas centradas. Em muitas situações devido ao instinto maternal, a mulher empreendedora toma para si os problemas e dramas alheios. Seja de amigos, colaboradores ou até de parceiros de trabalho. É fundamental manter um distanciamento para que os problemas dos outros não interfiram no desempenho dos negócios e na tomada de decisão.
- Mantenha o foco
Todos os dias somos literalmente “bombardeadas” com uma enxurrada de informações. A grande maioria, notícias pessimistas em relação ao mercado e a política. É importante aprender a filtrar essas informações, separar o que é relevante do que é sensacionalista. Manter o foco no seu negócio, estudando e capacitando-se para evoluir e estar sempre à frente das mudanças de mercado. Notícias boas e ruins sempre irão existir. O importante é estar consciente do que você quer e como conquistar.
- Não cante vitória antes da hora
O anúncio de um novo contrato mexe com as emoções de qualquer empresária. Para brindar a conquista, costuma-se fazer “happy hour”, festinhas na empresa ou mesmo almoços com sócios. Mas, antes que o contrato esteja devidamente assinado e parte do dinheiro esteja depositado na conta da empresa, é preciso ficar atento e evitar grandes comemorações. Isso fará com que você, empreendedora, esteja preparada emocionalmente caso alguma coisa dê errado e os planos não aconteçam da maneira que foi prevista.
Participe da Conversa