Como saber se você está de fato pronto para mudar algo importante em sua vida? Como saber se você tem as fundações, ou seja, as bases necessárias para a mudança de algo importante em sua vida?
Na semana passada, neste artigo, eu contei como descobri, por meio de minha própria trajetória de transformação pessoal e profissional recente e por observar o que faz com que meus clientes de Coaching com alma consigam implementar as transformações a que se propõem, que existem os “8 Fatores de Sucesso da Mudança”:
- Terreno Fértil;
- Senso de urgência;
- Saber o que se quer;
- Visão de futuro;
- Autoconhecimento;
- Aceitação e inquietação (assim, na mesma frase!);
- Apoio e
- Resiliência.
A partir de hoje, vamos falar sobre cada um deles, começando pelo que chamei de Terreno Fértil que, como o próprio nome sugere, é quando já temos todas as condições para plantar uma semente boa e vê-la crescer, se tomarmos os devidos cuidados e implementarmos as ações adequadas.
Interessante é percebermos que muitas vezes uma situação complicada é que traz as condições iniciais para efetivarmos uma transformação. Por exemplo, a famosa crise dos 30 para as mulheres é especialmente frutífera, pois marca uma época em que se sente a necessidade de ser ela mesma. Ela acha que está “ficando velha” e sente que precisa fazer algo por ela mesma, viver sua própria vida, fazendo coisas que lhe dão sentido e significado.
O que mais pode ser o Terreno Fértil? Um acontecimento importante na família (uma separação, uma mudança de país, falecimento de algum parente próximo etc.); uma questão de saúde que faz com que você se dê conta de sua própria finitude; um fato relevante alheio à sua vontade, como uma demissão, a venda da sua empresa para outra, a troca de chefe, a quebra do seu negócio, a crise econômica, etc. Há também situações positivas que compõem o Terreno Fértil como, por exemplo, alguém que recebe um dinheiro e tem a chance de montar um novo negócio, ou que tem a possibilidade de morar fora do país – mas entenda que sempre se trata de um momento da nossa vida em que as coisas já não estão mais como eram. A terra tremeu e tudo se mexeu. É hora de aproveitar e mudar! O que você vai fazer?
Para finalizar, eu queria chamar sua atenção para um sintoma que marca esse aspecto de terreno fértil: angústia e sensação de inadequação. Eu sei que essas coisas não são fáceis de sentir, mas pense por um instante que podem ser os sinalizadores de que você talvez esteja pronto para fazer as transformações que tanto quer.
Conte-me: você está ou já esteve em alguma situação como essas? Consegue distinguir se está com o Terreno Fértil? O que você pode fazer nesse momento?
Com amor e com alma,
Karinna
Participe da Conversa