Em seu livro GTD, Getting Things Done ou A arte de fazer acontecer (aqui no Brasil), David Allen, apresenta o programa de melhoria semanal aplicado ao seu método de gerenciamento de tarefas, aqui nesse artigo a proposta é um pouco diferente, pois o método será aplicado ao gerenciamento de vendas e, consequentemente, na melhoria do desempenho profissional de qualquer um que o aplicar.
O PMS (ou Programa de Melhoria Semanal), tem como objetivo principal planejar o desenvolvimento pessoal e profissional daqueles que o aplicarem com frequência, ele deve ser feito uma vez por semana e acompanhado todos os dias. O ideal é que ele esteja sempre à mão e visível. Ele pode ser usado de maneira eletrônica ou através de papel.
Para aplicá-lo, escolha um dia e horário e determine um tempo para se dedicar exclusivamente a essa tarefa (normalmente 30 minutos é mais do que suficiente). Uma boa estratégia é escolher a sexta feira ou o último dia de trabalho da sua semana (caso não trabalhe tradicionalmente de segunda a sexta), logo que terminar o expediente, assim você inicia seu final de semana sem preocupações, pois já definiu os passos da próxima semana e os passou para o papel. Depois de determinar o seu dia e horário faça dele o momento de compromisso com o seu desenvolvimento pessoal e profissional e leve a sério, afinal você agendou um compromisso com a pessoa mais importante para você: você mesmo!
Em seguida, escreva as tarefas, atitudes ou comportamentos que se você colocar em prática na próxima semana fará de você um vendedor melhor. E tente seguir à risca cada uma dessas resoluções. Por exemplo, um corretor de imóveis pode colocar como meta apresentar 10% a mais de casas do que normalmente mostra em 1 semana, ou entrar em contato com 5 clientes que há algum tempo não fala e saber se já conseguiram algum imóvel.
A ideia do PMS é preencher as lacunas do nosso tempo com atividades que podem de alguma forma melhorar o nosso desempenho, por isso é bem interessante tê-lo à mão em 100% do seu tempo, pois entre uma reunião ou outra, no táxi ou na fila do banco é possível colocar resoluções em prática e melhorar em algum aspecto.
Então vamos lá, enquanto elabora seu PMS questione-se:
- O que eu, somente eu, posso fazer para me tornar um profissional melhor na próxima semana?
- Por que isso é importante para mim?
- De zero a dez, qual o meu grau de comprometimento nessas tarefas?
Passe tudo para o papel – pode dividir as atividades de acordo com os dias da semana – e execute-as com dedicação! Cada tarefa realizada pode ser riscada da sua lista com orgulho, afinal você está melhor naquele aspecto em relação à semana anterior! Além dessa técnica existem muitas outras para melhorar nosso desempenho. E você, qual tarefa aplica para desenvolver seus potenciais? Compartilhe conosco!
Participe da Conversa