fbpx

Aparência importa?

Sim. Aparência importa. A imagem tem o poder de convencer pessoas. É claro que o conteúdo deve ser consistente e de qualidade, mas se você tiver uma única chance de chamar a atenção, será pela sua aparência.

Sim. Aparência importa. A imagem tem impacto muito real de convencer pessoas. Você pode reparar que produtos com embalagens sofisticadas são mais caros. A aparência é a apresentação física que vende o conteúdo. É claro que o conteúdo deve ser consistente e de excelente qualidade. Mas se você tiver uma única chance de chamar a atenção, será através da sua aparência. É o que demonstram algumas pesquisas.

Um cálculo feito pelo economista Daniel Hamermes, no livro “Beauty Pays: why attractive people are more successful”, revela que Homens não tão bonitos, segundo o senso comum, podem ter um salário 17% menor do que aqueles que se enquadram nos padrões de beleza. Enquanto para as mulheres, a diferença poderia ser de 12%.

Entre os motivos para essa diferença podem estar fatores como segurança em si mesmo e bons níveis de autoestima. Geralmente, as pessoas ditas bonitas são bem resolvidas nesse quesito. E isso poderia influenciar o comportamento delas no trabalho. Importante notar o quanto a autovalorização influencia na aparência. Não é apenas uma questão de roupas, acessórios ou estilo, mas um semblante confiante. Quando você confia em si mesmo, envia a mensagem ao seu receptor que é uma pessoa confiável.

Um outro estudo feito pelo empresário britânico Peter Jones, CEO da Dragons, diz que metade dos executivos britânicos admite que já deixou de promover ou aumentar o salário de uma funcionária que vestia roupas muito justas ou decotadas. Um em cada cinco executivos consultados pela pesquisa assume que trajes inapropriados já foram motivo para a demissão de uma funcionária.

Como está seu guarda-roupas? Qual é o seu estilo? Você passa a mensagem certa ao seu interlocutor? As roupas que usa poluem ou chamam muito a atenção?  Você é o principal cartão de visita do seu produto. Não existem regras específicas, o que existe é o bom senso. O importante é você ter noção do que gera autoridade e o que tira autoridade.

Uma dica é procurar na Internet pessoas que te passem imagem de confiança. Que pareçam bem posicionadas, com ar de liderança e simpatia. Conecte-se com um modelo que você admira e passe a seguir este modelo. É uma boa maneira de começar a cuidar da imagem. Boa sorte!

Renata Carvalho tem mais de 11 anos de experiência profissional em Imagem e Comunicação. É jornalista, repórter e apresentadora de TV com especialização em Linguagens Midiáticas. Carrega no currículo importantes coberturas televisivas como a Copa do Mundo 2014 e o evento Miss Brasil 2014. Também é Coach (Instituto Brasileiro de Coaching), Treinadora Comportamental (Instituto de Formação de Treinadores) e líder Master Mind (Master Mind Brasil). É Analista Comportamental, Analista 360 (IBC) e licenciada a aplicar o Software Coaching Assessment. Certificada internacionalmente pela European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC) e Behavioral Coaching Institute (BCI).
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa