Nos últimos dias tenho recebido muitos pedidos de ajuda de pessoas com diferentes perfis relatando o quanto se sentem desmotivadas e sem ânimo para realizar seus trabalhos. A maioria dessas pessoas se diz frustrada por não fazer aquilo que gosta ou por não reconhecer um propósito naquilo que faz.
E é por aí que eu quero começar: Propósito!
Quando falamos de propósito falamos aonde queremos chegar, do alvo pretendido e acima de tudo daquilo que se toma por decisão!
E decisão é a palavra-chave de tudo isso, afinal quando REALMENTE decidimos fazer algo e reconhecemos nessa decisão um motivo muito forte não desistirmos do caminho escolhido, mas acredito que, normalmente a falha acontece justamente, e principalmente, em dois pontos:
No início: quando devo tomar a decisão.
E no fim: quando tenho que definir um propósito para realizar o que quer que seja.
O meio é movido pela motivação, que como diz Zig Ziglar é igual ao banho, preciso de uma dose todos os dias para ficar em dia.
A primeira coisa que quero começar a deixar claro é que o propósito não é único, normalmente temos propósitos diferentes ao longo da vida, assim como é correto também ter propósitos diferenciados de acordo com cada área, seja profissional ou pessoal. O que não vai dar certo é ter propósitos conflitantes em cada área ao mesmo tempo.
Por isso, preste atenção, se seus propósitos na vida pessoal e na vida profissional não estão em conflito, se esse for o caso, escolha um deles, siga em frente e deixe o outro guardado para um momento mais propício no futuro.
E levando tudo isso em conta, devemos pensar, com grande atenção e carinho no nosso trabalho, na atividade que nos dá oportunidades de crescimento e preencher a maior parte do nosso tempo, respondendo as seguintes questões:
O que te inspira no seu trabalho?
O que tira a sua inspiração no trabalho?
Identificando esses itens a proposta é potencializar e fazer ao máximo as atividades inspiradoras e buscar eliminar, delegar ou transformar as atividades que tiram a sua inspiração.
Agora, pensando em vendas:
O que lhe motiva a bater metas?
O que lhe inspira a vender?
E o contrário também é válido aqui, ou seja, o que tira sua motivação e inspiração? Quando compreendemos a razão pela qual nos sentimos ou não motivados e inspirados a fazer algo tudo fica mais fácil.
E para gerar ainda mais inspiração e motivação crie um ambiente propício para energias positivas e garanta que sua inspiração seja renovada a cada dia por meio de novos desafios e aprendizados.
Participe da Conversa