Uma possível definição para a palavra comunicação (palavra derivada do termo latino “communicare” que significa “partilhar”, “tornar comum”) seria a ação de transmitir uma mensagem e eventualmente receber uma resposta. De um bebê chorando de fome até um panfleto entregue no meio da rua, é possível aplicar o entendimento desse conceito em muitos níveis diferentes.
Entretanto, na sociedade atual, algumas práticas vêm agregando cada vez mais significados negativos a essa que é uma das mais poderosas habilidades do Ser Humano, afinal, o que seria da civilização sem a comunicação?
A mídia, que por muitas vezes pode ser tendenciosa, costuma levar fama de vilã, assim como os “marqueteiros” no cenário político. O capitalismo com suas marcas também são usualmente mal vistos e o mesmo conceito pode ser aplicado a uma pessoa que se vende bem.
Mas como conheceríamos as propostas de um futuro governante se não fosse a comunicação? Como chegariam aos nossos ouvidos a criação de novos produtos e tecnologias que tanto podem ajudar em nosso dia-a-dia? Como destacar as boas características que temos e assim angariar força para nossas lutas? – E ainda podemos ir mais longe. – Como mudar o mundo sem conseguir atingir as pessoas com uma boa mensagem? Seja ela no formato de música, artigo, vídeos no YouTube ou um simples post para seus amigos no Facebook?
O poder da comunicação pode ser usado para o bem ou para o mal. Essa é uma das difíceis artes de viver: separar o joio do trigo e entender também o lado bom da história. Ferramentas de comunicação já foram utilizadas em guerras e massacres, entretanto já levaram nações ao êxito e a paz.
Aproprie-se e coloque bons conceitos de comunicação em sua própria vida. Olhe no espelho e se pergunte qual o tamanho do esforço que está fazendo para transformar a sua realidade. É preciso saber onde está indo, é preciso estudar e agir, mas também é preciso se comunicar.
A comunicação pode ter um poder mais devastador que uma bomba nuclear, e ao mesmo tempo, pode salvar muito mais vidas do que qualquer super-herói!
Converse com seus pais, amigos, colegas e mentores, leia livros, leia a mídia off-line. Abuse das novas ferramentas da Era Digital. Olhe com carinho para suas redes e se pergunte se essa é a mensagem que deseja transmitir. Não se esqueça de perguntar mais e também de ouvir mais. Desenvolva visões críticas sobre os conteúdos e seja flexível.
O mundo precisa de mais comunicadores de bom coração que possam se tornar bons transformadores de mundo. Seja “downloader”, mas também seja “uploader”.
Permita que o mundo saiba um pouco mais sobre você e o que tem feito para salvar o mundo!
Participe da Conversa