fbpx

Redes: Linguagem e Tom

Você já parou para ler suas postagens se colocando no lugar de outra pessoa? Elas passam exatamente o que deseja? Quando se trata de presença digital pessoal, o tom e a linguagem são muito importantes.

Você já parou pra ler suas postagens se colocando no lugar de outra pessoa? Será que você passa exatamente o que deseja? Escrever é desde os primórdios, uma das mais autênticas formas de comunicação, entretanto, a banalização do dia a dia de postagens nas redes sociais trouxeram alguns problemas.

Quando se trata de presença digital pessoal, o tom e a linguagem que se usa são pontos muito importantes. Normalmente, a pessoa tende a seguir o mesmo tom que usa em sua vida, o que não é errado. Entretanto, é importante apenas ter algumas objeções em mente:

– Falar em público

Muitas vezes escrevemos algo pensando em alguma pessoa específica, mas é importante saber que, o que foi publicado é documento público e outras pessoas poderão ler. Não tenha medo de postar em consequência disso. Fale sobre assuntos os quais domina e que podem deixá-lo mais próximo de seus objetivos. Releia os textos sempre pensando em 3 tipos de público, por exemplo, sua família, seus amigos e pessoas do seu ciclo de trabalho.

– Interpretação

Palavras escritas não têm entonação nem estão acompanhados de expressão, o que pode gerar interpretações errôneas sobre seus textos. A pontuação adequada e o uso de “emoticons” podem ajudar a passar a mensagem mais assertivamente.

– Formalidade

Não há regras quanto a isso, apenas uma questão de bom senso. O modo de falar aproximará mais você de seu público? Cuidado para não ficar informal demais e cuidado com as gírias, porém o excesso de formalidade pode parecer artificial e torná-lo um robô. A ideia é aumentar a personificação e mostrar o que você é na vida real.

– Palavrões

Você os gritaria em público? Bom senso, novamente.

– Ortografia

Desleixos na hora de escrever passam uma informação extremamente negativa sobre você. Não custa nada ler duas vezes os textos ou utilizar o corretor do Word.

Uma boa maneira de melhorar esse aspecto é fazer esse exercício:

Veja suas últimas publicações e tente fazer uma análise de como se coloca. Está no tom que gostaria de passar?

Tente criar de 2 a 3 textos que o identifiquem e utilize-os como padrão, assim você poderá tomá-lo como exemplo ao escrever (até pegar o jeito…).

O importante é que você se sinta confortável ao se posicionar na Internet, sendo você mesmo. Encontrar o seu tom significa conseguir transmitir o melhor da sua mensagem para o mundo digital e físico ao seu redor.

Henrique Ferrer é Empreendedor, Publicitário e Coach, é especializado em Marketing e Design Digital, além de focar seus estudos em Personal Branding. Todos esses elementos associados a inquietação por entender o comportamento social deram origem a uma visão diferenciada sobre posicionamento. É movido pelas palavras inspiração, transformação e realização.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa