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Qual a sua energia no trabalho?

Quase todas as pessoas já mencionaram a famosa frase: “E começa tudo de novo” na manhã de segunda-feira, porém o que muitas vezes não se percebe é que a “culpa” pela rotina não é de ninguém, mas sim de cada um de nós!

Em diferentes momentos e atividades da vida é comum aparecerem, hora ou outra, um certo desânimo e desmotivação, momento que, normalmente, são acompanhados pela falta de energia.

Quase todas as pessoas já devem ter passado por aquela “depressão de domingo à noite” ou mencionado a famosa frase: “E começa tudo de novo” na manhã de segunda-feira. Porém, o que muitas vezes não se percebe é que a “culpa” pela rotina enfadonha não é do Universo, nem do chefe, nem do cliente, nem da família, mas de cada um de nós! Afinal, “se não gosta de onde está, mude! Você não é uma árvore” certo?

É fato que muitos profissionais se encontram infelizes com a função que exercem, mas até aí não justifica descontar em outras pessoas a própria insatisfação. O caminho é buscar sempre fazer o melhor para garantir desenvolvimento, aprendizado e, quem sabe, abrir novas portas em um futuro próximo!

A atividade de vendas e o profissional da área, acima de tudo e de todos, exige a motivação como um dos ingredientes primordiais, afinal como dizia uma antiga supervisora e amiga “você é quem faz o seu salário” e sem a danada da motivação, o salário vai ficar prejudicado, sem sombra de dúvidas.

Ok, mas por onde começar?

É claro que nem sempre é possível jogar tudo para o alto e sair em busca do sonho imediatamente, porém todas as pessoas podem e devem ajustar as velas para que seu barco comece a alinhar-se na direção dos seus objetivos. E para começar, nada melhor do que atuar com aquilo que já temos, incluindo o trabalho que nos está disponível no momento (ainda que não seja o trabalho mais prazeroso do mundo para você).

Eu, particularmente, gosto de trabalhar a energia e a força de vontade para fazer o melhor sempre! Se faltam disposição e energia é exatamente por aí que vou começar a transformação e, para isso, algumas técnicas são bem-vindas!

Em primeiro lugar mude sua atitude diante dos problemas! Pode aparecer o problema que for, antes de esbravejar, achar que o dia acabou ou que você não tem sorte, olhe para o problema buscando o lado positivo de qualquer desafio: o aprendizado! Feito isso, busque encontrar a solução do problema de maneira que ganhe mais experiência e possa contar com essa nova experiência no futuro! Se não conseguir ver o lado positivo, pense em como esse mesmo problema poderia ter sido ainda pior. Por exemplo, um cliente é muito exigente e fica o tempo todo achando problemas no seu trabalho? Imagine como seria se não tivesse esse e outros clientes?

Outro ponto essencial é reconhecer a contribuição social que seu trabalho realiza na vida de outras pessoas, é buscar no sorriso de um cliente, na satisfação do seu chefe pelo seu trabalho bem executado e até na gratidão de um colega ao receber uma ajuda sua a motivação para continuar contribuindo para a realização do próximo!

Inspire-se! Busque exemplos de vendedores ou profissionais que fazem o melhor trabalho sempre! Que atuam com verdadeira satisfação e amor no trabalho! E busque inspiração e modelos positivos para incorporar na sua rotina!

E, finalmente, mas tão importante quanto todos os outros, monitore os seus hábitos! Todos os hábitos! Simplesmente porque alguns hábitos roubam a nossa energia o que nos deixa operando abaixo do nosso potencial. Portanto, observar se sua energia não está sendo prejudicada por noites de sono mal dormidas, por finais de semana exaustivos (que não lhe dão a oportunidade de repor as energias), hábitos alimentares com excessos ou faltas, saúde em dia, equilíbrio emocional etc.

Esses simples passos podem ajudar a iniciar uma mudança nas velas rumo ao seu objetivo e daí em diante comece sua caminhada em direção ao seu desejo verdadeiro!

Mas até lá faça sempre o seu melhor!

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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