É muito frequente que em momentos de planejamento de vida ou planejamento empresarial seja colocada a pergunta: “qual a visão de futuro?”. Especificamente, em relação à visão de futuro, essa definição requer dedicação de Coach e Coachee (ou mesmo de consultores, quando o processo for de consultoria). Ainda que seja um tema aparentemente simples de responder, com o caminhar do diálogo tudo começa a ter nuances, interpretações e variações em torno da resposta que será enfim assumida.
Li um artigo, recentemente, que me despertou para essa questão com uma perspectiva interessante e que decidi trazer para conhecimento dos leitores. Quando alguém quer responder sobre a sua própria visão de futuro, cada pessoa tem capacidade diferente para avaliar, pois isso envolverá intenção, foco, desejo, receptividade e forma de expressar. Começando pela intenção, não importa o nível em que a pessoa está trabalhando, pois o que acabará valendo mesmo é o poder do pensamento positivo, até mesmo durante as compras de supermercado ou dirigindo o carro.
Continuando, a percepção consciente equivale ao foco. É quando, a cada dia, dedicamos energia e atenção para a nossa intenção assumida. Um caminho de reafirmar a intenção estará em anotar recados para si mesmo e espalhar pelos seus espaços preferidos. Os recados serão um bom alerta para trazer o foco de volta para próximo da intenção. Cada vez que a pessoa se concentrar na sua intenção, irá adicionar um tipo de sentimento que inclui a emoção por ter alcançado o resultado esperado. Em outras palavras, tudo remete a se sentir vivendo no ambiente do resultado desejado.
Estar disposto a incorporar (aceitar) essa visão é a próxima etapa. O resultado desejado pode permanecer indescritível ou mesmo parecendo ser uma barreira invisível quando o nosso subconsciente não está disposto a receber. E tudo pode se relacionar com alguma fonte de medo ou mesmo a crença de que aquele resultado é impossível. Mas coisas impossíveis estão acontecendo todos os dias. Nós temos o poder e a capacidade de mudar a nossa realidade a cada minuto, várias vezes por dia, a partir das mínimas escolhas que fazemos.
Continuando, todos nós temos a capacidade de definir a visão. Mas precisamos agir em torno dessa definição, tomando as medidas necessárias para que o resultado esperado possa se manifestar. Ou seja, não vale ficar sentado esperando que tudo aconteça e nem só ficar distribuindo recados pela casa. O que deve ser feito sem hesitação é agir, pois a manifestação da visão se dará por ações e a quantidade de energia criada com a clara intenção e o foco.
Finalizando, a concretização de uma visão dependerá de que a pessoa acredite ser possível e a persiga com ações afins, mesmo que ao longo do caminho tenha tropeços. Definida a visão, com o processo de intenção, foco, desejo, receptividade e entendendo a maneira como ela se manifestará, cabe acreditar que tudo é possível e perseguir até o fim… O pior dos mundos é ficar trocando de visão a cada momento, qualquer que seja a razão ou a motivação que a pessoa tenha a justificar essa inconstância.
Participe da Conversa