Esse artigo é a continuação do artigo publicado no dia 01/07/2015. Para acessá-lo, clique aqui.
No artigo anterior foram lançadas algumas perguntas e a primeira delas é a que vai pautar o desenrolar do nosso artigo de hoje: Quais são suas crenças e valores?
Antes de mais nada, vamos definir o que são crenças e o que são valores? Em poucas palavras as crenças são as referências internas que surgem automaticamente sobre situações, pessoas e coisas. Essas crenças controlam nossas ações e reações diante dos acontecimentos da vida. E os valores são os princípios e fundamentos morais de uma pessoa, organização ou sociedade, são os valores que determinam o que realmente importa para um indivíduo ou a um grupo de pessoas, portanto, eles devem ser os guias de nossas decisões.
Ok, agora que os termos estão definidos podemos continuar a elaboração da resposta da pergunta inicial: Quais são suas crenças e valores? Para responder a essa pergunta, minha proposta é seguir o roteiro de perguntas abaixo e chegar a uma conclusão sobre algumas crenças e valores que fazem parte de seus pensamentos:
- O que você acredita sobre a vida?
- O que você acredita sobre si mesmo?
- O que é realmente importante para você na vida?
- Qual é seu maior sonho? Quais são seus maiores sonhos de vida?
- O que está impedindo você de realizá-los? Onde estão suas limitações?
- Isto depende de quem?
- O que está custando para você não ter isto hoje? E no futuro?
Pense sobre cada uma dessas perguntas e selecione os padrões de pensamentos limitantes e fortalecedores que aparecem em suas respostas. O primeiro passo para transformar crenças limitantes em fortalecedoras é identificá-las. Em relação aos valores, apenas os reconheça e busque andar de acordo com aquilo que realmente importa para você!
Outra maneira de identificar as crenças e os valores é através da auto-observação e avaliando os pensamentos e sentimentos que surgem em momentos de sabotagem, vitimização, motivação e coragem, por exemplo. Preste atenção em sua conversa interna e identifique os padrões de pensamento daquilo que você acredita que pode limitá-lo ou encorajá-lo e o que realmente é importante para você. Para pensamentos encorajadores a dica é: intensifique-os! Para pensamentos limitantes: use a técnica PARE! Ou seja, toda vez que surgir um pensamento limitante grite (mentalmente ou não) a palavra PARE! E imediatamente modifique o foco da sua atenção.
É importante ressaltar que quanto mais alinhados e próximos da nossa essência estivermos, tão mais plenos e realizados tendemos a nos sentir. Portanto, esteja atento às suas crenças e valores e busque alinhá-los ao seu trabalho. Às equipes que desenvolvem ações de endomarketing a dica é: estejam atentos aos valores e crenças dos colaboradores das instituições em que atuam e busquem garantir o alinhamento de cada um com o propósito da empresa e de suas atividades, pois assim o trabalho será recheado de realização e propósito! Perceber se as ações dos funcionários são ecológicas com suas crenças e valores também é um ótimo indicador acerca do desempenho de cada indivíduo em suas atividades, talvez seja a resposta sobre o porquê os resultados de alguém estarem abaixo ou até mesmo acima do esperado. Observe mais os padrões de pensamento dos funcionários e equipes e aplique (inclusive em grupos) a “técnica PARE!” toda vez que uma crença limitante aparecer!
Participe da Conversa