Já falamos aqui algumas vezes sobre SEO (Search Engine Optimization) em inglês, significa Engenharia de Otimização em Buscas (Google, Bing, etc.), ou seja, a engenharia que estuda os algoritmos em que esses mecanismos de busca se baseiam para otimizar esses resultados.
Parece algo complicado, e pode realmente ser, quando se trata de melhorar as conversões de venda para um determinado produto ou serviço. Entretanto, falando de Eu Digital, apenas algumas mudanças podem trazer a você um efeito considerável. Basicamente você precisa dar algumas dicas para que os sistemas organizem as informações da maneira correta.
Existem diversas técnicas para alavancar um posicionamento no Google. No seu caso, o importante a saber, é que você precisa manter tudo alinhado com seu nome e com os temas relacionados seus projetos, para que comece a ser encontrado pelo que deseja.
Para começar, personalize suas URLs nas redes sociais (URL é o endereço que aparece nos navegadores). Por exemplo, para que seu Linkedin seja encontrado no Google, além de se cadastrar com seu nome, você deve alterar a URL para http://linkedin.com.br/seunome – Isso vale para todas as redes que disponibilizarem esse recurso (praticamente todas).
O ideal é que todos os canais tragam o mesmo nome que você assina, entretanto, algumas vezes ele pode não estar disponível. A solução é encontrar variáveis o mais parecidas possíveis como a adição de um caractere, como um hífen. Algumas pessoas podem optar por uma troca de assinatura, assumindo um outro sobrenome por exemplo. Não se esqueça de que isso pode definir você.
Altere seus cadastros e procure adicionar uma definição padrão junto a ele. Crie um breve texto de about que o represente e o replique também.
Caso comece a gostar da brincadeira, você pode ir um pouco mais fundo criando um site com seu nome e um blog para associar conteúdos pertinentes aos seus projetos.
O importante é que as ferramentas digitais possam ajudar você a ampliar as oportunidades.
Participe da Conversa