Você sente que está extraindo o melhor da vida em todas suas áreas? Como anda sua saúde geral, aspectos físico, mental e social?
Atualmente, muitos estudos demonstram que a longevidade depende, em grande parte, do seu estilo de vida, das escolhas que faz ao decorrer dela. Precisa-se investir em sua conservação, em vez de se preocupar apenas quando algo lhe ameaçar.
A vida torna-se cada dia mais complexa e fazer boas escolhas é mais importante do que nunca, minimizar ou prevenir os problemas é a melhor estratégia que poderá ter.
Faz sentido pensar que a sua vida pode ser muito mais satisfatória do que tem sido até hoje? Acredita que sua rotina de trabalhar, comer e dormir significa que tenha qualidade?
Quando refletir sobre essas questões, perceberá que não é uma vítima e tem a liberdade e obrigação de se comprometer consigo e assumir a responsabilidade por sua saúde.
Para uma vida saudável, deixe de fragmentá-la em pedaços. Vida é vida em qualquer circunstância, algumas áreas precisam ser mais trabalhadas do que outras, é necessário que você seja congruente, ser o que é em casa, no trabalho, entre amigos, etc.
Sintonize – Integre: Mente e corpo são aspectos que andam juntos, estar saudável é estar mentalmente alerta e emocionalmente equilibrado. Por isso agora, conheça os 3 Princípios básicos para ter uma vida saudável:
1. Princípio Físico (Alimentação e atividades)
– Alimentação:
Quando equilibrada e bem selecionada, dispõe do que for necessário para crescimento, conservação e energia.
Tenha sempre em mente:
- A variedade, garante uma ampla gama de nutrientes e, além disso, as texturas, cores e sabores aumentarão seu prazer de comer;
- A qualidade, grande parte dos alimentos integrais são ricos em nutrientes;
- A quantidade, já que mesmo sendo saudáveis, os alimentos devem ser ingeridos com moderação, afinal o corpo requer o suficiente para trabalhar de forma adequada.
– Atividade Física:
Os profissionais da saúde incentivam a fazer no mínimo 30 minutos diários para o bom funcionamento do corpo.
Nunca é tarde para começar. O objetivo do exercício é manter ou melhorar sua resistência e saúde, controla o peso, melhora o bem-estar, além de melhorar suas relações sociais. Quanto aos benefícios mentais, ele melhora o aprendizado, memória, reduz o estresse, aumenta autoestima e diminui os riscos de depressão. Comprometa-se e comece!
Tenha sempre em mente:
O plano, já que há grande variedade de atividades, consulte um médico e um profissional da área para indicar qual seria ideal para você. Eis aqui 4 pontos que deverão constar em um bom programa de exercícios:
- Intensidade, trabalhando em uma zona de frequência cardíaca que lhe for indicada e se concentrar nas intensidades variadas para obter estímulos diferentes;
- Tempo, 30 a 60 minutos é o indicado, não queira compensar anos de sedentarismo de uma única vez;
- Qual atividade? Aeróbica e para fortalecimento muscular;
- Frequência, moderada ou intensa, necessário acompanhamento com profissional da área.
2. Princípio Mental
Seu comportamento é o que você pensa, ou seja, “o que pensa, assim o é”. O que tem observado em sua vida que está influenciando diretamente em sua saúde? Reconheça seus pensamentos, reflita se estão distorcidos e ressignifique-os, é necessário corrigi-los e substituí-los por pensamentos positivos e verdadeiros.
Sua alimentação pode influenciar diretamente sua saúde mental, mas não pense que comer cenoura e chuchu diariamente lhe fará cantar e dançar a todo momento, mas ter uma dieta saudável faz parte de um plano eficaz na redução de problemas como a depressão.
Especialistas sugerem:
- ter bom sono;
- exercícios ao ar livre;
- reeducação alimentar;
- manter bons relacionamentos interpessoais;
- manter pensamentos positivos.
Lembre-se sempre de lembrar de nunca esquecer que a mente adapta-se ao que colocamos nela gradualmente, sendo assim, cultive pensamentos positivos.
3. Princípio Social
“Relações sociais saudáveis transmitem saúde.” Faz sentido para você?
Como estão seus relacionamentos?
Procure relações que acrescentem em sua vida, grupos que apoiam uma vida saudável, o início desses relacionamentos estão diretamente ligados à sua experiência familiar. Como convivem, como interagem, como se respeitam, etc.
A forma que leva sua vida e como inspira a de seus filhos está baseada em sua essência familiar, em seus momentos felizes, que em grande parte das vezes, estão relacionados aos encontros nos jantares, almoços, enfim, em sua maioria, suas melhores memórias são relacionadas com alimentação, atividades e sua vida social.
Em sentido geral, todos os princípios trabalhados aqui estão interligados, mais uma vez afirmando que a vida é apenas uma, devemos vivê-la de forma consciente e consistente, faça dela apenas um fragmento, forte, planejado e saudável!
Luz e Paz!
Participe da Conversa