Vejo muitas pessoas reclamando da crise que se instalou no país. Relatando que o movimento caiu significativamente, que as contas não fecham, que as perspectivas não são boas.
Realmente não podemos negar que independentemente de responsáveis, o mundo vive uma crise econômica e no Brasil não está diferente. Então como lidar com esta situação? Como estabilizar um negócio, manter as vendas?
Primeiramente reconhecendo o cenário, mas não se deixando influenciar pela negatividade das pessoas, pois sempre existem alternativas e quem encontrá-las primeiro poderá usufruir mais e melhor das oportunidades e dos resultados que vêm com ela, portanto pare de se lamentar. Quem se lamenta perde tempo e energia que poderiam ser utilizadas na busca de soluções.
Pode parecer um jargão, mas, eu sempre levo uma máxima comigo, na Crise… Crie, aliás, não somente na crise, SEMPRE. Toda crise é um momento de excelentes oportunidades. Se você tem um comércio pode criar estratégias para atrair público como promoções em determinados produtos com a finalidade de aumentar vendas de outros produtos com maior margem.
É um momento importante para gerar relacionamento. Ligue e/ou visite seus clientes, com o principal objetivo de fortalecer relacionamentos, identifique se há outras necessidades que você possa atendê-lo. Quando todo este cenário passar, de quem você acredita que o cliente lembrará? Do fornecedor que só o procura quando quer vender algo ou de você que mesmo nesta situação valorizou o relacionamento?
Faça parcerias. Ninguém vai a lugar nenhum sozinho. Estabeleça contatos para possíveis indicações com empresas que tenham produtos complementares, mas nunca perca o “SANGUE NOS OLHOS”.
Esta expressão retrata aquela pessoa que independente do cenário, levanta de manhã com vontade e a certeza de vencer. Considera que os obstáculos não são impedimentos para atingir seus objetivos, mas desafios para que a vitória seja mais saborosa.
E o que isso tem a ver com Excelência no Atendimento ao Cliente? Tudo. Uma das premissas básicas da excelência é fazer o cliente sentir-se bem. Experimente entrar em qualquer estabelecimento e encontrar alguém pessimista e me diga como você se sente? A energia e o sorriso sincero no rosto é a primeira conexão de um cliente e o faz querer retornar.
Acredite. Você escolhe como será seu dia. Destaca-se pela inteligência quem age diferente, cria, surpreende. E fortalece relacionamento com quem emana energia positiva. O poder da mudança está em você. E então, qual será o seu caminho?
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