Transformar nossos sentimentos não é nada fácil. Raiva, egoísmo, medo, insegurança e carência são alguns desses sentimentos que até têm intenções positivas, mas geram comportamentos negativos. Por um tempo eles parecem não incomodar tanto, mas chega um momento que é preciso passar por uma grande transformação interior, ou então o sofrimento passará a ditar as regras, e com ele uma série de outros problemas.
E por que se transformar? Para viver uma vida de propósitos e pertencimento de si mesmo. Ouso aqui dizer que ninguém chegará à perfeição, mas é possível conviver com todos esses sentimentos sem sofrimento.
A primeira etapa é Tomar Consciência da Projeção Tóxica. Normalmente enxergamos nos outros o problema que não queremos reconhecer em nós. Nosso mecanismo psicológico projeta a imperfeição do outro para nos proteger da dor. Mas com o tempo esta projeção se torna um veneno perigoso trazendo um intenso estado de mau humor.
A segunda etapa é Identificar as Imperfeições. É preciso olhar com coragem para as nossas limitações. Fazer um exame de consciência. O autoconhecimento é o primeiro passo. Estudos e treinamentos pessoais ajudam consideravelmente.
A terceira etapa é Reconhecer as Emoções. Provavelmente você irá passar pela dor do crescimento. Crescer vai gerar muitas emoções e é preciso estar preparado para lidar com elas. Neste ponto você vai ver que os resultados que obteve até hoje em sua vida foram única e exclusivamente responsabilidade sua. Talvez a culpa venha junto desta consciência. Mas de nada vai adiantar o autofuzilamento. Você já sofreu o suficiente, agora é hora apenas de reconhecer e aprender com isso.
A quarta etapa é Colocar-se de frente com a sua sombra. A sombra é a parte do inconsciente que normalmente evitamos contato, justamente porque é sombria e nos apavora. É na sombra que estão os hábitos que precisam ser transformados. Aqui você não vai se livrar dela, mas fazer as pazes com ela.
A quinta etapa é a Mudança de Atitudes. Antes de passar para esta etapa você precisa ter feito as pazes com sua sombra, daí sim poderá fazer escolhas mais conscientes e adequadas para você. Hora de colocar no papel as mudanças necessárias.
A sexta etapa é o Pertencimento. Seja você mesmo e não cópia dos outros. Quando somos capazes de deixar pra lá o que os outros pensam, ganhamos acesso ao nosso valor pessoal, o sentimento de que somos suficientes do jeito que somos e que merecemos amor. Você é a pessoa mais importante da sua vida. Ninguém pode lhe dizer o que você é, a não ser que você permita.
Grande abraço,
Renata Carvalho
Participe da Conversa