Estamos vivendo num momento de crise. Eu, você, seus amigos, parentes, vizinhos, todos estamos passando por um momento de crise. Minha tia sabiamente falou: “O Brasil está à venda” – devido à enorme quantidade de imóveis para venda neste país.
Sim, o Brasil está em crise. A China está ameaçando o mundo com uma grande crise também… e, a crise assim, pode crescer em uma escala global.
Mas a crise também pode ser só nossa, independente do momento econômico do país ou do mundo: crise no amor, no trabalho, crise para educar os filhos, crise financeira, crise com os familiares…
A crise representa uma grande oportunidade, já diz a sabedoria oriental. E perante um momento de crise, como ser feliz? Bem, podemos partir do princípio que a crise lhe fará mais forte, mais maduro, mais prudente, e aí já é o início do caminho para a felicidade. Podemos entender também que toda crise, por pior que seja, é passageira. O tempo cura as feridas, apazigua mágoas, deixa o sofrimento no passado. Se olharmos em retrospectiva por tudo o que já passamos e em perspectiva por tudo o que ainda podemos passar, sabemos que sobrevivemos e continuaremos sobrevivendo, pois assim é a vida.
Existia um rei muito poderoso que pediu ao seu sábio que lhe desse um conselho que lhe fosse útil, tanto para os momentos de prosperidade, quanto para os momentos de crise. Nos momentos de prosperidade, ele gostaria de se lembrar que não são eternos, que podem facilmente ser substituídos por momentos de escassez, fome, peste… E para os momentos difíceis, como ter um alento de que aquilo pode e deve ser superado? Como não desistir?
O sábio pensou, entendeu o que o rei procurava e surgiu com esta frase, que serve tanto para momentos bons, quanto para momentos ruins:
– Isto também passa!
Participe da Conversa