Caro leitor, saudações!
Apresentarei – em duas partes – as dinâmicas ou então os diferentes campos onde a mágica da vida humana se desenrola. Estes sete campos são independentes, mas ao mesmo tempo se entrelaçam formando um Todo complexo.
A finalidade é apresentar a abrangência da vida, e distinguir as diferentes dinâmicas nas quais podemos nos planejar melhor e atuar com maior qualidade.
Começo perguntando como é a realidade na qual estamos inseridos? Como é que vemos e tentamos compreender o mundo em que vivemos?
Entender a realidade, entender como você vê o mundo é a chave para ativar o seu vasto potencial de inteligência, felicidade e excelência no viver e na sua atuação profissional.
Partimos do principio de que nós construímos a realidade, a paisagem que nos cerca, construímos nossos personagens e a visão que temos do mundo.
As pessoas e, especificamente, os cientistas e filósofos, sempre estiveram interessados em conhecer o mundo. Na verdade, tanto a ciência quanto o senso comum, buscam, por diferentes meios, promover a sobrevivência e melhorar a qualidade de vida.
David Bohm, famoso físico quântico, afirma que:
“A percepção humana tende a ser limitada, uma vez que a realidade está constantemente mudando.”
“A realidade é uma totalidade indivisível, na qual todas as coisas estão entrelaçadas. Então, a percepção do mundo deve compreender as coisas não mais como independentes umas das outras e permanentes em si mesmas.”
Vamos então ampliar nossa visão, verificando os diferentes campos energéticos que nos contêm e nos quais estamos contidos, enquanto seres humanos.
São eles: Campo Potencial, Campo Mental, Campo Pessoal, Campo Grupal, Campo Social, Campo Planetário e Campo Universal.
Estes campos são as diferentes manifestações através das quais se expressa um ser humano. Todos ocorrem simultaneamente. Vejamos:
Potencialmente somos infinitos. Temos em nós o potencial para sermos o que quisermos.
Tudo no Universo é Energia. Na verdade, todas as coisas, todos os seres são expressões da mesma energia que iniciou sua expansão no Big Bang, há quase 14 bilhões de anos. Nós somos frutos desta Energia em expansão. Contemos em nós essa Energia. Cada um de nós é uma expressão única e irrepetível, como cada um dos seres do Universo.
O ser humano tem este campo potencial que pode deixar adormecido ou pode ativá-lo. Depende do que nós acreditamos. Depende de nossas crenças.
Nossas crenças podem nos levar ao céu ou ao inferno. Mais do que isso, nossas crenças nos transformam no que somos a cada momento.
Neste contexto entra nosso Campo Mental, que restringe nossas potencialidades. É difícil para nós acreditarmos em nosso imenso potencial. Nossas crenças nos limitam. Desde que nascemos estamos sendo moldados pelos nossos pais, pelos professores, pelas leituras, pelos amigos, que dizem o que podemos e o que não podemos fazer. Vamos formando nossos Modelos Mentais, nossa estrutura interna.
A Mente é o nosso instrumento de interpretação do mundo. Mas esta interpretação passa pelos moldes que aprendemos, os quais chamamos de paradigmas. Esses paradigmas, também chamados de cosmovisão ou visão de mundo, contêm nossas crenças, que determinam como nós nos conduzimos frente às pessoas com quem convivemos, frente à natureza, frente aos negócios, enfim, frente à vida.
Desta equação de Potencialidades, com a adequação dada pela Mente, é que se origina, ou é feito, nosso Campo Pessoal.
Quem sou eu? Podemos responder que somos o que nosso Campo Mental nos possibilita ativar de nosso Campo Potencial.
Importante compreender que a Mente que nos restringe é a mesma Mente que nos liberta. Quando compreendemos este enigma, de que nada é fixo, nada é sólido, nada é permanente, podemos ativar, através de nossa Mente, o nosso potencial, que é infinito, para sermos e agirmos sem nossos véus mentais. Esta é nossa beleza enquanto humanos.
Participe da Conversa