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Crise “Ética”!

Toda sociedade necessita de regras adequadas para que as pessoas possam conviver em harmonia e, preferencialmente, crescer e se desenvolver enquanto humanidade. Mas e quando essas regras não são suficientes?

Toda sociedade necessita e determina regras identificadas como adequadas para que as pessoas possam conviver em harmonia e, preferencialmente, crescer e se desenvolver enquanto humanidade. Em todo lugar do mundo, os habitantes precisam dessas leis de conduta, pois, paradoxalmente, os humanos ainda não apresentam totais condições psicológicas para conviver com a natureza e com seu semelhante de maneira equilibrada e em paz.

Mas e quando essas regras também não são suficientes para um bom convívio nesse planeta? E o que fazer quando algumas pessoas resolvem ignorar as leis e agir de acordo com sua própria vontade? Como lidar com isso, principalmente, quando essas atitudes lesam milhares de pessoas com poucas chances de defesa?

Pela história, parece que sempre foi assim: pessoas com maior poder e mais recursos financeiros, agindo de acordo com sua própria vontade, acima da lei, mas pensar que em pleno século vinte e um isso ainda acontece, é, no mínimo, frustrante.

Se na sociedade em geral a ética é extremamente necessária para viver (e sobreviver), no trabalho também o é! Ela – a ética – é fundamental para as relações entre as pessoas estabelecendo confiança, um requisito básico para qualquer que seja a relação, principalmente se for para negócios, desenvolver um produto, realizar um processo, e outros, onde cada uma das partes, depende do todo. Ética também é fundamental para o crescimento do profissional e sua ascensão na organização.

Alguns pontos importantes que todo profissional deve apresentar como base:

Honestidade: Falar a verdade, sempre! Não existe meio termo nesse quesito. O que é necessário para se colocar, é a maneira como o faz, ou seja, escolher o momento, a pessoa, e o modo certo para se posicionar.

Respeito: “Apesar de diferentes, somos todos iguais” – assim como pensamos e sentimos, o outro também pensa e sente. Respeito significa não causar dor ou sofrimento ao outro. Antes de falar ou fazer alguma coisa, é fundamental analisar as conseqüências.

Humildade: Consequência do respeito. Embora ainda haja hierarquia nas organizações (como em toda sociedade), a humildade está em respeitar a todos como seres humanos, antes dos cargos estabelecidos.

Compromisso e comprometimento: Se comprometeu, cumpra. Se não puder, negocie novo prazo. Jamais esperar o tempo final para apresentar uma desculpa.

Como ainda estamos aprimorando nossa “formação”, assuntos como esse são necessários. Toda empresa deveria, vez ou outra, criar eventos onde a ética fosse lembrada. Toda empresa deveria rever sua própria conduta perante a sociedade. Toda empresa deveria ter, para início, o profissional de Compliance – “estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos”. (JusBrasil- Michel Pereira de Lima).

Quem sabe um dia, profissionais para essa área não existirão mais. Quem sabe um dia artigos como esses não serão mais necessários.

Eline Rasera Author
Eline Rasera, Bacharel em Psicologia e pós-graduada em Recursos Humanos pela FGV- Fundação Getulio Vargas, é especialista em Psicologia Organizacional pelo CRP – Conselho Regional de Psicologia e Coach pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Realizou estudos sobre “A Biologia do Observador e suas Crenças” na Escola Européia de Coaching em Lisboa; coordenou o setor de Gestão de Pessoas em empresas de grande porte por mais de 25 anos. Professora do curso de pós-graduação da FGV da área de Administração de Empresas e sócia diretora da Consultoria Anel Gestão de Pessoas.
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