Você já deve ter visto ou atendeu aquele cliente que não sabe o que quer. Pede várias informações, tem dificuldade de entendê-las, é dispersivo, não presta atenção, pede para ver várias opções de produtos sem decidir-se por um deles e depois de passar um bom tempo no estabelecimento decide ir embora sem comprar nada. Este é o famoso CLIENTE INDECISO.
Muitos vendedores ficam bastante irritados com este tipo de cliente, principalmente quando trabalham em lojas em que o atendimento é feito por rodízio. Estes clientes sempre existirão, então, é preciso atuar de forma a converter o máximo dos atendimentos em vendas. Vamos a algumas dicas campeãs.
MANTENHA A CALMA
Evite irritar-se ou demonstrar qualquer tipo de insatisfação para o cliente. Faça o seu melhor. A abordagem é fundamental para o sucesso do atendimento. Do momento que o cliente sentir-se seguro você ganhará sua confiança e suas possibilidades aumentarão.
CUIDADO COM A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
Quando nos comunicamos utilizamos a comunicação verbal e não verbal. A primeira como o próprio nome diz são as palavras, a entonação, ritmo, volume que se coloca na voz. A segunda são os gestos. A união das duas compõe a mensagem. O problema é que a comunicação não verbal na maioria das vezes se dá de maneira involuntária e pode transmitir insatisfação, impaciência traindo o emissor e prejudicando o atendimento.
OUÇA O CLIENTE
Ouvir é diferente de escutar. Escutamos sons de um objeto caindo no chão, por exemplo. Já o ato de ouvir é ir além do que o cliente está transmitindo, é compreender a necessidade do cliente, o que ele diz nas entrelinhas. É atuar com sensibilidade para perceber o que o cliente não demonstra.
ADOTE POSTURA CONSULTIVA
Como o cliente indeciso tem dificuldade para decidir-se, então, é o vendedor que deve ajudá-lo na escolha fazendo sugestões, porém, não exagere. Dê-lhe duas opções, três no máximo. Proponha que o cliente experimente o produto. Elogie.
FOCO NO ATENDIMENTO
Mantenha o foco e não se distraia com interferências externas. Dê total atenção ao cliente. Lembre-se de que a confiança é algo conquistado e o cliente deve perceber seu interesse genuíno em ajudá-lo. Se em algum momento ele perceber que o vendedor está interessado somente em compor sua comissão tenha certeza de que a venda será perdida.
CHECAR ENTENDIMENTO
Ao finalizar o atendimento verifique sempre se o cliente compreendeu as informações que você passou, principalmente nos casos em que ele demonstrar certa confusão.
Seguindo estas dicas certamente você terá sucesso com este tipo de cliente. E mesmo que o cliente não efetue a compra não desista. Todo cliente é fonte de indicação de outros clientes.
A venda é a consequência de um trabalho bem feito.
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