O foco é a concentração, ou seja, se concentrar na ação, quanto mais concentrado e empenhado estiver na ação, melhor será o resultado.
Para agir, o ser humano precisa de uma motivação, consciente ou inconsciente. Dependendo do motivo que há para agir, a intensidade, a energia, a persistência e a concentração, dispensadas serão diferentes.
Um dos desafios encontrados pelos líderes é desenvolver uma equipe motivada e comprometida.
A soma das competências individuais bem gerenciadas resultará em uma equipe de alta performance! Para conseguir esta equipe bem alinhada, motivada e comprometida é preciso conhecer cada indivíduo, seus valores, crenças, objetivos, desafios e facilidades, para poder auxiliar no desenvolvimento profissional e alinhar as expectativas da organização e do colaborador.
Parece simples, soa como uma fórmula mágica! Porém, na prática a teoria é outra, existem muitos fatores para que se consiga o engajamento, o senso de propósito e relevância para o trabalho.
Cada ser humano é único, cada equipe é única, não existe fórmula para desenvolvimento de pessoas e de equipes.
É um processo de via de mão dupla, que requer muito diálogo sincero, respeito e regras claras, entre o líder e os liderados.
Para conhecer o outro é importante investir no seu autoconhecimento e autodesenvolvimento. Cabe ao líder dar os exemplos!
Para desenvolver pessoas é preciso enxergar o ser humano na sua totalidade. A pessoa que trabalha com energia e paixão fica mais encorajada para vencer qualquer obstáculo!
Um grande abraço!
Participe da Conversa