Como você tem avaliado sua carreira e sua vida de executivo? Você tem se preocupado com isso?
Independentemente de seu momento de vida profissional – se estou começando, se já tem um tempo que venho construindo minha escada, se já cheguei a um patamar desejado ou se tenho que recomeçar – qualquer uma dessas fases, pede uma avaliação e principalmente um plano de alinhamento e ação.
Estou começando – Ótimo para avaliar o que quer ser quando crescer. Quer alugar seu tempo e suas competências para uma grande empresa, para ter a “segurança” e a “estabilidade” que nos é vendida em nossa formação?
Quer empreender e ser o dono de seu próprio negócio e viver uma vida mais intensa com ganhos reais de construir uma empresa onde a geração de valor dependerá somente de você?
Perguntas importantes que podem fazer parte de um mesmo processo. Lembre-se disso, será parte de um mesmo processo, pois uma pode complementar a outra.
Estou construindo minha escada – Fantástico!!!! Quais serão os próximos degraus dessa sua escada? Ela está sendo construída sob uma base sólida? Você sabe onde ela irá te levar?
Neste passo você já tem maturidade e um pouco de experiência para saber se está no caminho certo e quais os riscos, basta ter coragem para olhar e encarar os próximos passos. Deixar a vida te levar neste momento pode ser desastroso lá na frente. Você já tem material suficiente para tomar suas decisões de forma mais assertiva
Cheguei a um patamar desejado – Parabéns! Você foi muito competente até este ponto. E agora? Como será daqui para frente? Você tem reais expectativas de futuro? Tudo corre bem para chegar ao seu plano de vida e carreira? E se algo acontecer, qual o plano “B” ou “C”? Ficar estagnado pode matar sua carreira. Crie cenários. Arrisque-se em algo que não conhece. Flerte com o possível e o impossível. Você verá que toda a bagagem que tem lhe ajudará a criar coisas sustentáveis e de sucesso em qualquer plano.
Tenho que recomeçar – E agora? Aqui é que a grande maioria dos executivos de apartamento (aqueles que em nenhum momento pararam para se questionar, como falei acima) entram em depressão, se rebaixam a receber qualquer salário para não perder a tal da “segurança”, mas na real estão indo com a boiada, sendo levados pelo senso comum.
O recomeço pode ser uma grande oportunidade. Ela despertará em você algo adormecido e/ou que nem sabia que existia dentro de você: A capacidade de construir valor para sua vida. Não depende mais de ninguém a não ser de seus esforços e suas competências. Neste “susto” você verá que tudo que aprendeu em sua vida corporativa será usada nessa construção e você pode e sabe fazer, só não sabia disso.
Você mudou e nem percebeu. Não seja mais um executivo de apartamento que tem medo de ir brincar na rua. Ouse, busque, persista e perceba que pode muito mais do que simplesmente alugar tudo que você é por um salário qualquer.
Participe da Conversa