fbpx

Resiliência diante das adversidades para ficar Tudo Azul!

Temos e devemos que nos preparar para sermos protagonistas de nossas próprias vidas e transformarmos a adversidade em um desafio que vale a pena ser experimentado. Acorda gente! Saia da zona de conforto!

A palavra resiliência vem do latim “resilio”, que significa voltar ao estado natural.

A física utilizou esse termo para expressar a “capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido uma pressão”.

E é assim que nós, ou quase todos nós estamos nos sentindo neste momento, nos vários aspectos do cotidiano. Teremos que nos recriar no trabalho, com a família, no lazer e até entender como nossa espiritualidade pode nos ajudar. O dinheiro e a forma como lidamos com ele, é só um aspecto e por isso depois de tantos artigos sobre o mesmo, resolvi aumentar o escopo deste e talvez dos próximos artigos!

Mudanças de hábitos estão acontecendo todos os dias. Não só na forma de lidar com o dinheiro, mas como utilizá-lo de forma a não impactar negativamente a minha vida, o meu lazer, os meus amigos etc. Por que? Porque hoje pensamos o que é prioridade nas nossas vidas. Não conseguimos projetar o dia de amanhã. Nossa economia, política pública e social, são uma incógnita. Não nos preparamos para a “crise”, nem para encarar nossas adversidades como oportunidades de mostrar e aprimorar nossa força, nossa competência, nosso entusiasmo e utilizar essa experiência para lapidar nosso caráter, nosso espírito, saboreando uma profunda conexão com a vida. Estamos atravessando um cenário turbulento. Algumas pessoas não se deixam contaminar, mas em compensação outras…

Voltando à palavra resiliência, no campo das Ciências Humanas seu conceito é o de descrever a capacidade humana de responder de forma mais consciente aos desafios e dificuldades que aparecem na vida. Isto nos remete ao hoje, ao que todos nós sem distinção de cor, religião e cultura já estamos sendo impactados, uns mais outros menos.

Pessoas resilientes são aquelas que utilizam sua força, flexibilidade, inteligência e otimismo para enfrentar e superar circunstâncias desfavoráveis. Muitas vezes não gostamos do que a vida nos apresenta. Nós não estamos preparados para perder o emprego, a “suposta” estabilidade, um ente querido, uma transição de carreira, planejar-se para o “Plano B”, reduzir seus gastos, ser rejeitado pela pessoa amada etc. Mas, temos e devemos que nos preparar para sermos protagonistas de nossas próprias vidas e transformarmos a adversidade em um desafio que vale a pena ser experimentado. Acorda gente! Vamos sair da zona de conforto!

Pesquisas demonstram que em 80% das pessoas, a eficácia de suas competências diminui ou praticamente desaparece quando passam por situações que interpretam como imprevisíveis, adversas, turbulentas ou ameaçadoras.

Os outros 20% conseguem manter-se competentes em ambientes de pressão e utilizam suas características comportamentais, afetivas e intelectuais para enfrentar situações adversas com sucesso. Na maioria das vezes somos nós mesmos que fomentamos nossos problemas. Medo, infelicidade, insegurança, desconfiança e ansiedade são alguns dos gatilhos que nos levam ao estresse e nos fazem aumentar ainda mais os problemas do dia a dia.

Temos duas opções para lidar com as adversidades: enfrentá-las ou fugir delas. Eu sugiro que você escolha a inteligência e a esperança em vez da autopiedade e do desespero.

05 dicas para superar e enfrentar situações adversas:

  • Incluir-se na situação;
  • Considerar-se competente, capaz de mudar;
  • Declarar-se protagonista;
  • Ter responsabilidade e sentir-se capaz de aproveitar a experiência de alguma maneira;
  • Abrir portas às possibilidades.

Enfim, esteja positivo. Enxergue e transforme adversidades em desafios e oportunidades!

Autoconhecimento é uma das palavras chaves. Conhecer seus talentos inatos, conhecer seus pontos fortes, suas competências, suas armadilhas, está mais que na hora, não é? Venha me procurar na Fitoy, tenho certeza que faremos um trabalho assertivo.

Até o próximo encontro!

Filha da Luiza, meu maior exemplo, minha verdadeira fonte de inspiração de todos os dias. Empresária focada no desenvolvimento de Pessoas, Grupos e Organizações dos principais Setores da Economia. Engenheira de Produção – Universidade Mackenzie com Pós-Graduação em Administração Financeira e Orçamentária – FGV, Marketing de Varejo – USP e Desenvolvimento Empresarial – INSPER. Atuou como Executiva no Mercado Financeiro durante 24 anos. Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante seis anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Hunting, Aplicação de Assessment, Mentoring, Escritora, Professora e Palestrante. Tem Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores – ADIGO. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II – Fellipelli. Certificada no Projeto Emotions – Relações Interpessoais e Inteligência Emocional, Gerenciamento de Estresse – Tomada de Decisão – Fellipelli. FIRO B – Fellipelli e Técnico Master Disc – Sólides.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa