fbpx

Networking – A importância do Cultivo!

Imagine que você tenha sido demitido. Quantas pessoas, fora da empresa que trabalhou, que prontamente você poderia dar um telefonema e ter uma conversa à vontade para pedir uma ajuda nessa recolocação?

Vamos falar de Networking ou Rede de Contatos, no nosso idioma?

Se hoje você precisasse por algum motivo acionar a sua rede, vamos colocar como exemplo: Sua empresa passou por uma crise e você foi desligado. Precisa rapidamente se recolocar. Ninguém vive de rescisão e seguro-desemprego, numa determinada fase da vida.

Pergunta: quem são as quinze pessoas, fora da empresa que trabalhou, que prontamente você poderia dar um telefonema e ter uma conversa à vontade para pedir uma ajuda nessa recolocação? Conseguiu anotar as quinze? Anotou dez? Oito? Cinco? Três? Um? Nenhum?

Claro que quanto mais amigos, mais fáceis podem ser os caminhos para lhe dar um apoio, pois essas pessoas têm contatos. Mas se você tem cinco grandes amigos, para o que der e vier, que você cultiva o contato, está indo bem, mas pode aprimorar suas relações. Menos contatos que cinco, devemos nos preocupar? Reflita.

A Rede de Contatos deve ser cultivada e não acionada apenas nos momentos críticos. Mantenha os seus contatos em dia. Temos vários aliados ao nosso favor, para acabar com o argumento da falta de tempo: SMS, Messenger, Skype, Facebook, Instagram, WhatsApp, Grupos no Messenger e no WhatsApp. É necessário interagir!

Mas nada como um telefonema ou um bom almoço, um café, para colocar as notícias em dia! Mantenha sua Rede ativa! É bom e você troca experiências. Fortalece os seus vínculos de amizade. Não há nada mais desagradável do que fazer contato coma sua rede, apenas, quando estiver precisando de algo ou para pedir ajuda na sua transição de carreira.

A sensação do outro lado é de que da sua parte há apenas interesse. Você já deve ter passado por isso. Não? A regra é essa: Cultive! E isso é disciplina. Pelo menos uma vez por semana, ou a cada quinze dias, marque um café ou um almoço com um amigo diferente.

Vergonha, falta de tempo, distância? Quantas barreiras! Seu amigo ficará feliz e vocês nem sentirão a hora passar de tanto conversar, relembrar e rir. Vão se atualizar de forma divertida! Cumprimente nos aniversários. Faça-se presente. Participe dos encontros.

Se há tempos não se veem, comece uma reaproximação por uma Rede Social ou até um telefonema, para saber como a pessoa está. Mas não deixe para o “Dia fatídico”: Ligar para os quinze da lista para pedir um “help”.

Como é bom se relacionar. Você não perde o contato. Mantém-se atualizado com práticas e opiniões diferentes. Um amigo lhe apresenta outro e você idem. Este é um círculo que não acaba. Dentro do possível, participe de Congressos. Há muitas feiras e “meetings” que são gratuitos e é uma maneira de estar presente. É muito gratificante cooperar com nossos colegas, da mesma maneira como também podemos contar com a ajuda deles.

TAREFA DO DIA: faça uma lista com quinze pessoas que você não pode perder contato!

E principalmente: cultive!

⚙️ Busca Coach
Convidado Especial do Busca Coach é a coluna reservada especialmente para os melhores artigos dos membros inscritos no Busca Coach, o maior diretório de Coaches do Brasil. Obtenha mais informações sobre os benefícios desta nova plataforma, clique no link abaixo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa