Nesta semana quero continuar conversando com vocês para que nossa motivação, seja ela interna ou externa, não fuja de nosso controle! Como venho falando, não é só a “falta de grana” que nos tira o equilíbrio. Na verdade existem vários motivos como, por exemplo: desemprego, transição de carreira, falta de planejamento familiar, dívidas a pagar, doença (seja nossa ou na nossa família), aquele imóvel que você quer alugar, as despesas que estão por vir no início do ano, enfim continuo afirmando que as pessoas estão angustiadas, frustradas, sem perspectivas, sem um sorriso no rosto. Eu lhe digo, não adianta você também deixar se abater. Não pense também que devemos nos alienar, mas vamos com calma. Precisamos agradecer por que estamos de pé, que quer dizer firmes, com possibilidade de andarmos, de colocarmos em prática as nossas novas atitudes frente a tanta diversidade.
Em inglês ”hold on” = fique firme, está em um anúncio na televisão para sensibilizar as pessoas. Existem médicos espalhados pelo Mundo e também pelo Brasil ajudando as pessoas mais necessitadas e esta é a palavra de ordem deles. Você precisa conhecer seu combustível. Por exemplo, um carro não anda sem álcool ou gasolina, este é o seu combustível. Eu pergunto a você, qual é seu combustível? O que é que lhe faz levantar todos os dias e ir para o trabalho, ou para procurar uma nova colocação ou para fazer uma transição de carreira? Pense, pois é muito importante neste momento utilizar todos os seus talentos para se reinventar e descobrir novas formas de lidar com a diversidade. Temos muitas coisas de diversas naturezas acontecendo na nossa volta e às vezes ficamos sem saber o que fazer. E aí neste momento tenho outra pergunta para lhe fazer: qual é a sua palavra de ordem para hoje? E para o Ano Novo que se aproxima? Lembre-se, muito pensamento anula a ação e entre desejar e esperar, o melhor é fazer.
Se você não conhece a expressão aí vai “to do” = fazer. Vamos fazer um plano de ação. Vamos começar a tirar da nossa frente, aquilo que está tirando o nosso sono e nos paralisando. Temos que aproveitar o pouco tempo que temos hoje para nos dedicarmos ao lazer, à família etc.
Vamos lá, papel e lápis na mão, vou citar alguns itens abaixo para você pensar, como por exemplo:
- Suas Finanças;
- Sua Carreira e demais aspectos profissionais;
- Sua Família;
- Sua Saúde, seja ela física ou emocional;
- Sua Religiosidade.
Enfim, separe por assuntos para ficar mais fácil e para você também colocar, depois da lista, qual o grau de prioridade, isto é, por onde começar e quais são as alternativas que você tem para definitivamente tirar isto da sua frente.
E hoje termino com duas frases inspiradoras de Nelson Mandela:
“Não poderás encontrar nenhuma paixão se te conformas com uma vida que é inferior àquela que és capaz de viver”.
“Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero”.
Até o próximo encontro!
Participe da Conversa