Saber ouvir é muito mais do que escutar. É prestar atenção na mensagem que está escutando, e esta é uma habilidade que requer tempo, prática e paciência.
Quando você sabe ouvir, você passa a refletir mais, compreender a mensagem, aprende e evolui!
Sugiro iniciar este treino primeiramente com você mesmo, apreenda a ouvir seus pensamentos e sentimentos, para depois conseguir escutar o outro, com ouvidos atentos.
A escuta ativa requer uma atenção especial, não apenas na mensagem verbal, mas também na não verbal. Muitas vezes o outro se comunica de forma discreta, ou até mesmo através de mensagens subliminares.
O ser humano fala além das palavras! Um olhar diferente, um suspiro, seus trajes, até mesmo um silêncio, cada pequeno detalhe tem uma voz e um significado importante para transmitir uma mensagem.
O Ouvir não é apenas a habilidade de decodificar linguagens, mas também de dar importância e atenção ao contexto da mensagem. Pessoas atentas a todos estes detalhes podem ouvir e se comunicar melhor.
Saber Ouvir é uma habilidade indispensável para Líderes e Empreendedores!
Manter um relacionamento próximo com a equipe e com os clientes, permitindo que eles possam falar e serem ouvidos atentamente gera empatia e cria uma maior sintonia entre as partes envolvidas.
Neste processo de escuta é possível perceber anseios, insatisfações, dúvidas, expectativas e encontrar diversas oportunidades de melhorias.
O processo de escuta ativa é fundamental para a evolução do ser humano e das organizações!
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