Estamos a menos de um mês do final de mais um ano e mais uma vez surgirão as análises e promessas de fim de ano, algumas resoluções concluídas e outras que nem saíram do papel. Meu convite essa semana é para a realização de uma autoanálise profissional e de uma avaliação do porquê esse ano valeu a pena!
Com as conclusões ainda temos um mês para colocar em prática alguns dos objetivos de curto prazo que não foram cumpridos no decorrer dos 11 meses que se passaram. Vamos lá?
Primeiro que tal fazermos um inventário das conquistas de 2015?
A proposta aqui será descrever as melhores conquistas profissionais do ano, aqui entra aquela super venda, a fidelização/feedback positivo de um cliente especial, o início de um novo projeto etc. Coloque: data (se lembrar, dia mês e ano da conquista, se não lembrar, apenas o mês), depois descreva o que aconteceu de bom (ex: assinatura do contrato de prestação de serviços com o cliente/empresa X) e por último e, mais importante, descreva como você se sentiu no momento de cada uma das realizações.
Agora que as conquistas do ano já foram analisadas, vamos aos planos que não foram cumpridos e a pergunta é: O que você gostaria de ter feito no decorrer do ano de 2015 que AINDA não foi possível realizar? Novamente vamos elencar, datar e descrever qual o sentimento em relação a esse desejo não cumprido, mas aqui acrescentaremos um ponto: Como você se sentirá quando conseguir realizar esse objetivo? Descreva as sensações e avalie se ainda é importante realizar tal meta.
No próximo passo vamos destacar as metas não cumpridas e que são importantes para você, de curto prazo, que podem ser realizadas no período de um mês e, sendo assim, concluídas até o final de 2015 para rechearmos ainda mais nosso inventário de conquistas. Separe-as, escreva em uma folha a parte e foco na realização dessas conquistas até o último dia do ano!
Por último, comece a sua nova lista de resoluções para 2016, já incluindo nos primeiros lugares aqueles itens que não foram cumpridos em 2015 e se já tiver, algumas das novas conquistas que pretende realizar no novo ano.
É importante que essas listas fiquem sempre visíveis, faça uma leitura ou, melhor ainda, uma visualização diária dos seus objetivos se concretizando, busque viver intensamente esses momentos e prestar atenção ao que sente quando imagina a materialização dos seus projetos, se conseguir fazer esse exercício todos os dias antes de começar o dia de trabalho será como um treino para viver um dia cheio de motivação! Muita energia e atitude para melhorar ainda mais os resultados desse ano cheio de desafios e lembre-se: o que importa não é o tamanho da conquista, mas sim cada passo dado em direção ao seu sucesso!
Participe da Conversa