“O segredo do sucesso é aprender como usar a dor e o prazer, em vez de deixar que usem você. Se fizer isto, estará no controle de sua vida. Se não fizer, é a vida quem controla você.” Anthony Robbins
Você já parou para pensar, o que impede você de agir para alcançar aquilo que mais deseja? Seja iniciar um novo negócio, economizar para fazer aquela tão sonhada viagem ou mudar o seu corpo. Independentemente do desejo, você deixa de agir simplesmente porque associa mais dor ao ato de fazer o que é necessário do que à perda da oportunidade.
Segundo Anthony Robbins, no livro Desperte o Gigante Interior, para a maioria das pessoas o medo da perda é muito maior que o desejo de ganhar. O que o deixaria mais imobilizado: impedir alguém de roubar os cem mil reais, que ganhou nos últimos três anos, ou a possibilidade de ganhar mais cem mil nos próximos três? O fato é que a maioria das pessoas trabalharia muito mais para conservar o que tem do que para correr os riscos necessários para conseguir o que realmente deseja.
Para realmente mudar a sua realidade e alcançar os seus sonhos você vai precisar, antecipar como a mudança resultará em uma grande dose de prazer para a sua vida. Digamos que você queira mudar a sua condição física, não aguenta mais ter restrição para escolher roupas ou ficar sem fôlego ao subir um pequeno lance de escadas.
Finalmente, você diz: “Chega” e, toma uma decisão. O que motivou essa decisão? Foi o desejo de remover a dor da sua vida e estabelecer o prazer: o prazer do orgulho, o prazer da autoestima, o prazer da superação, o prazer de viver com mais saúde e realização.
É claro, que existem muitos níveis de dor e prazer. Dor da rejeição, inadequação, sentimento de menos valia ou tédio. Algumas dores têm menos intensidade, mas ainda assim entram na equação de tomada de decisão. Assim, como o prazer pesa nesse processo. Muito do impulso de nossa vida, vem de imaginarmos que nossas ações nos levarão a um futuro mais interessante, que o esforço de hoje valerá, e que as recompensas do prazer estão próximas.
A verdade é que, cada dia de nossas vidas é cheio de negociações psíquicas. Estamos constantemente pesando as ações que nos propomos e o impacto que terão sobre nós. A mais importante lição que aprendemos na vida é a que cria dor para nós e a que cria prazer. Essa lição é diferente para cada um, e assim sendo, são diferentes também os nossos comportamentos.
Portanto, se você deseja algo diferente para sua vida, se os resultados não estão lhe satisfazendo ouse perguntar a si mesmo: quais são as associações de dor e prazer que eu preciso modificar na minha vida, para conquistar tudo àquilo que eu desejo? É uma excelente pergunta para finalizar o ano, e iniciar 2016 com o foco na mudança.
Depende somente de você!
Participe da Conversa