Vivemos em uma economia incerta, onde as organizações e os empresários estão se ajustando conforme as possibilidades.
Onde muitas decisões precisam ser tomadas na incerteza e com agilidade, porém com risco calculado!
Contar com o inesperado faz parte do planejamento, elaborar um plano de contingência facilita a resolução de forma mais rápida.
Neste momento é preciso aprender gerar soluções de forma cada vez mais rápida e para isso é preciso se aperfeiçoar, desenvolver novas habilidades, estar atento a tudo que interfira direta ou indiretamente em seu negócio e rever suas estratégias e ações.
Muitas vezes existem possibilidades nas quais não percebemos quando estamos totalmente focados na rotina…
Sugiro conversar com seus clientes, saber a opinião deles, solicitar sugestões de melhorias… É importante trabalhar o relacionamento, tanto com seus clientes, quanto com seus fornecedores e seus colaboradores!
O papel do líder neste cenário é muito importante; eu diria, fundamental!
Administrar os desafios e liderar pessoas é extremamente importante em momentos de crise.
Comunicar claramente os objetivos, a estratégia traçada, os processos que estão sendo construídos, os resultados que você quer alcançar, se fazer entender, entender os desafios dos seus colaboradores e auxiliá-los é muito importante, desta forma é possível conquistar a participação da equipe, para juntos encontrarem uma solução de forma ágil e eficiente.
Proporcione um ambiente, onde cada um se sinta à vontade para interagir, perguntar, dividir e confiar.
Converse com outros empresários, inclusive de outros ramos de atividade, para entender os desafios de outros negócios e como eles estão se estruturando. Trocar ideias sobre melhores práticas é extremamente importante neste momento de crise.
Mude de hábitos. Não adianta elaborar estratégias de recuperação se o administrador continuar a repetir os erros do passado. Novos resultados só vêm com novas atitudes!
Esteja atento ao mercado, as novas necessidades do seu público alvo, e aplique novas práticas, inove, renove e se transforme!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa