Esse é o primeiro artigo do ano e com ele proponho trazer uma nova abordagem para os artigos de Endomarketing e Técnicas de Vendas. Ano novo, abordagem nova! A ideia é apresentar, de maneira cronológica, todos os principais momentos, avanços, conquistas e casos de sucesso do Endomarketing e de Técnicas de Vendas e trazer, no decorrer dos textos, perguntas “provocativas” que instiguem a novas ideias sobre como é possível melhorar em tais áreas.
Pois bem, começamos, hoje, com o artigo de Endomarketing e nada mais adequado do que começar com algo que fundamente essa área, de maneira que colabore ainda mais para o entendimento das motivações que levaram a tal recurso e que podem significar, hoje, a resposta para desafios de muitas empresas que ainda não aplicaram o Marketing Interno em suas organizações.
De acordo com Philip Kotler o Marketing Interno das organizações ou Endomarketing, tem como proposta principal o sucesso na contratação, treinamento e motivação de funcionários em prol de um atendimento de qualidade para os clientes externos.
Pensando nessa definição de Kotler podemos iniciar com algumas perguntas:
- O processo de contratação da sua empresa visa a qualidade no atendimento ao seu cliente externo ou apenas se faz com a necessidade imediata de ocupação de uma vaga em aberto? Se a resposta for a primeira opção, como isso se dá? Quais os meios de garantir que essa contratação refletirá na satisfação do cliente final? Se a resposta for a segunda opção, então responda: O que pode ser feito para garantir uma maior atenção a esse objetivo essencial de qualquer organização?
- O processo de treinamento da sua empresa visa a qualidade no atendimento ao seu cliente externo? Se a resposta for sim, como isso se dá? Os clientes internos estão aplicando esses treinamentos de maneira satisfatória? Como é possível melhorar ainda mais esse processo? Se a resposta for não: o que pode ser feito para garantir treinamentos que tenham como enfoque a satisfação do cliente externo?
- A sua empresa pensa na motivação de seus funcionários? Se a resposta for sim: Como? Os clientes internos se mostram motivados? Por que você acha isso? Como pode fazer para melhorar ainda mais a motivação das suas equipes? Se a resposta for não: o que pode ser feito para ter colaboradores motivados na organização?
A concorrência mercadológica e os clientes externos em busca de experiências diferenciadas motivou a implementação cada vez mais frequente de programas de Marketing Interno nas organizações. Afinal, o clima interno favorável acaba refletindo no clima externo.
E a pergunta que não quer calar: o seu clima interno favorece o clima externo? Como é possível melhorar o clima organizacional garantindo colaboradores mais animados para lidar com os clientes externos?
Essas primeiras perguntas possibilitam uma análise inicial da situação do marketing interno da organização em questão e pode favorecer a tomada de decisão para os primeiros passos da mudança, portanto para finalizar:
- O que você ou sua equipe pode fazer para melhorar o marketing interno na sua organização?
- Quem pode te ajudar nesse processo?
- Como você vai começar? Qual será o primeiro passo?
- O que a empresa ganha ao implementar um marketing interno mais eficiente?
- Por que isso é importante para a organização e seus colaboradores?
- Quando você vai começar? Quando você pretende colher os primeiros resultados?
Respondidas as perguntas: Mãos à obra! Ótimo 2016 e que venham as novas oportunidades!
Participe da Conversa