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Como ajudar alguém a realizar alguma coisa

Conheça um método simples e bastante interessante para começar a usar melhor o tempo, ser mais resiliente, cumprir com as tarefas do trabalho, parar de fumar ou pagar as dívidas que se acumulam.

O título deste artigo parece coisa de maluco, não é mesmo? Uma forma aparentemente extravagante e exagerada para abordar o resultado do trabalho científico do Dr. Michael Pantalon, americano que publicou o estudo chamado Instant Influence simultaneamente em Londres, Boston e Nova Iorque. Na introdução do texto ele comenta como surgiu a motivação pelo assunto e, para quem tem domínio da língua inglesa, encontrará boas entrevistas com ele no YouTube.

Conta Michael Pantalon que, em uma sessão de treinamento de executivos da General Electric, nos Estados Unidos, enfrentou descrença e a postura refratária para uma nova abordagem em lidar com equipes complexas e difíceis. Os executivos tinham seu jeito de ser e a mudança não era bem aceita (eles se mostravam uma equipe complexa e difícil, sem se darem conta disso). Havia a necessidade de rapidamente ganhar a atenção do grupo, porém mesmo tentando durante toda uma manhã, eles resistiam a participar. Foi quando entrou em cena o método de Influência Instantânea, que consegue em até sete minutos motivar as pessoas a serem mais participativas em uma sessão.

Essa base conceitual teve início com uma técnica desenvolvida por William R. Miller e Stephen Rollnick, conhecida como entrevista motivacional, mas o Dr. Pantalon foi além e encontrou sua própria maneira de facilitar a aplicação na prática. Ele garante que a Influência Instantânea é o único método cientificamente comprovado para motivar as pessoas a realizarem algo, em sete minutos ou menos. O caminho é levar seu cliente (ou o grupo) a agir pelo incentivo a que encontre suas próprias razões para fazer o que se está pedindo.

E como é que tudo isso funciona?

Basta fazer seis perguntas bem simples para a pessoa (digamos, neste ponto, que o Coach fará as seis perguntas a seu cliente). E o método cabe para qualquer tipo de ação, seja parar de fumar, começar a usar melhor o tempo, ser mais resiliente, cumprir com as tarefas do trabalho ou pagar as dívidas que se acumulam. A abordagem é tão interessante, segundo o autor, que ela permite a auto-aplicação para qualquer coisa com que se esteja lutando. Funciona com pessoas que querem mudar e estão ansiosas para começar, bem como com pessoas que pensam que querem mudar, mas temem que não possam, e até mesmo com os que assumem que não querem mudar.

O autor afirma, com ênfase, que não importa quem usa a Influência Instantânea, o que vale é que funciona. O que pode levar as pessoas a mudarem suas vidas em circunstâncias críticas? A resposta é simples: são as suas próprias razões. As pessoas costumam agir por conta de sua forma de ver e interpretar, não pelas razões de outra pessoa, segundo o autor. Em caso de alteração de comportamento por causa de algo que alguém falou, isso tende a não se estabelecer como definitivo. O Coach ajudará muito o seu cliente liderando uma conversa sobre o “querer mudar”.

Conforme a metodologia do Dr. Pantalon, eis aqui as seis perguntas-chave:

Pergunta 1: Por que você pode mudar? (Ou para influenciar a si mesmo , por que posso mudar?);

Pergunta 2: Quanto você está pronto para mudar (em uma escala de 1 a 10, onde 1 significa ” não estou pronto” e 10 significa “estou totalmente pronto”)?;

Pergunta 3: Por que você não escolheu um número menor? (após definição pelo nível mínimo, refaça a pergunta: “o que é necessário para se transformar esse nível escolhido no nível superior?”);

Pergunta 4: Qual será o resultado positivo que você espera alcançar com esse nível de motivação e engajamento (pergunta para o nível em que o cliente se sentiu mais confortável)?

Pergunta 5: Por que esse resultado que você comentou é tão importante para você?

Pergunta 6: Quando você tiver alcançado esse resultado, qual é o próximo passo (ou seja, o que o resultado vai trazer de ganhos e mudança na sua vida, e o que você fará com isso)?

Pois bem, o autor garante que, após 15 anos de muitos estudos e da aplicação do método com executivos de alto nível e até em pessoas comuns, tudo sempre deu certo. E você aí, vai tentar com o seu cliente? Ou mesmo, quem sabe, vai aplicar a si mesmo para gerar uma motivação especial para alavancar alguma ideia que vem postergando no tempo? De qualquer forma, tudo o que Michael Pantalon afirma faz sentido.

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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