Olá! Vou ter que fazer algumas citações para qualificar esta palavra tão debatida. Aqui estão elas:
Filósofos como Platão, Spinoza, Freud e Moran fazem parte de uma tradição que vê o autoconhecimento como uma conquista ou realização que traz saúde e liberdade para a pessoa. Esse projeto ético tem suas raízes no dito do oráculo de Delfos que tanto influenciou Sócrates: Conhece-te a ti mesmo.
De acordo com essa tradição, o autoconhecimento é uma realização, ao invés de algo dado ou prontamente disponível ao sujeito. Para se conhecer a si mesmo, o sujeito precisa refletir, e interpretar a si mesmo..
E aí vem a pergunta: por onde começar? Que tal fazermos esta pergunta para nós mesmos? Na frente do espelho faça a pergunta: quem sou eu? Pegue um caderninho, faça isso todo o dia e você vai se surpreender com a quantidade de “coisas” que você irá descobrir sobre você. Aí vem outra questão: isto é suficiente? E eu te digo: não.
É fato que o que vemos no espelho é mais a nossa imagem, a aparência, o físico e também nossas características como: inteligente, ambicioso, responsável, sincero, etc.
Saiba que neste momento é importante perguntar qual a percepção do outro. Como que as pessoas te percebem. Não se assuste se for completamente diferente. Se esta pessoa foi corajosa o suficiente para falar, seja para ouvir. Isto pode não te agradar mas, esta será a provocação que você precisa para se autoconhecer. Está instaurado o confronto entre a autopercepção e o feedback da percepção dos demais.
Pode ter certeza que virão outras perguntas:
- Quem sou eu?
- De onde venho e para onde vou?
- Para que eu estou aqui?
- O que eu estou fazendo de certo ou errado?
- O que eu quero começar a fazer?
- O que eu vou continuar a fazer?
- O que eu vou parar de fazer?
Que bom porque agora você passa a se olhar profundamente em busca da sua realidade interior. Você passa a perceber suas potencialidades, aquilo que você já conquistou e o que é preciso mudar. Vamos modificar nossas crenças pois elas são as nossas limitadoras. São elas que diminuem as possibilidades, as capacidades, o poder de transformação e o crescimento. Elas que nos impedem de obter melhores resultados e alcançar as nossas metas. Vamos nos aprimorar. Vamos olhar para dentro de nós e saber que estas mudanças de crenças são possíveis.
Use seus talentos e forças a serviço dos outros e não contra você.
Você conseguirá progredir na sua vida pessoal e profissional. O processo de tomada de consciência das suas características individuais, fará com que você considere o outro apenas diferente.
Quais os ingredientes fundamentais para esta transformação?
- Vontade;
- Disciplina;
- Determinação;
- Esforço;
E saiba: o progresso é uma LEI.
Até o próximo encontro!
Participe da Conversa