Você já parou para refletir porque sua carreira para ou muitas vezes você coloca foco mais nos seus pontos a melhorar do que nos seus talentos?
Você quer obter êxito num projeto, ser reconhecido na sua carreira, mas por algum motivo não entende porque se sente inseguro, não acredita no seu potencial, deixando o stress, a falta de foco e procrastinação terem mais voz que todos os talentos e dons que possui.
Você pode dizer que tem alguns culpados: o tempo, a falta de dinheiro, a empresa, seu gestor, a crise; mas a grande verdade é que você pode estar se sabotando.
Mas como me sabotando se quero ter sucesso? Calma que você não faz isso de forma consciente e intencional.
Nós temos acesso a apenas 15% do que temos dentro de nossa mente através da consciência, mas 85% ficam guardados no nosso inconsciente. Nossa mente cria padrões de acordo com as experiências vividas desde a infância. Assim são criadas as crenças que são as verdades que você passa a crer quando vivencia as situações em sua vida.
Os hábitos são formados por comportamentos que foram automatizados pelo seu cérebro através da repetição. Quando você acredita que não é capaz, por exemplo, cria pensamentos que comprovam esta verdade gerando emoções como insegurança, medo ou um comportamento mais fechado de proteção sendo duro consigo e com os outros, por exemplo. Com a repetição, isso se torna um hábito uma vez que seu cérebro automatiza este comportamento para te liberar para pensar e acessar novas coisas.
Quando queremos mudar algo na nossa carreira, estabelecemos novos comportamentos que queremos adotar como ter mais foco, nos sentirmos confiantes em nossa capacidade, determinados para o sucesso. É como se você falasse para seu corpo e mente: “Agora vai ser diferente” e ele entende isso como uma ameaça, pois você já internalizou um padrão que te protege de forma segura. E seu inconsciente diz “não, isso é uma ameaça; vamos ter de sair deste lugar seguro! ”. O seu sistema nervoso logo entende o recado e te sabota criando, para te proteger, reações emocionais e comportamentais negativas.
Você se empolga com o projeto, mas não faz nada na prática de novo e talvez se frustre novamente. Este é um tipo de processo de auto sabotagem. Um sabotador é algo que te tira do seu objetivo e ter consciência do que pode sabotar a sua carreira é o primeiro passo para mudar.
Tome nota de todos os seus pontos a melhorar e das desculpas que você se dá. Em seguida, se pergunte: o que eu ganho de continuar usando meus pontos a melhorar e dando estas desculpas? Aparentemente nada, mas pense não só em ganhos positivos, mas negativos também. Ganho de stress, tristeza, frustração entre outros são seus sabotadores de dor que tiram você do seu caminho, mas geram dor.
Em seguida, pergunte-se o que vou perder se continuar com estes comportamentos? Vai notar que vão surgir coisas prazerosas e positivas. Perceba que ao se comportar de determinada forma você tem ganhos e perdas positivas e negativas.
Agora reflita: o que vou ganhar se passar a acreditar nos meus talentos, ter foco e equilíbrio emocional, por exemplo? Te apresento seus motivadores de prazer, pontos que te enchem de alegria e energia. Eles te movem para seus objetivos.
A última pergunta: o que você vai perder ou abandonar quando passar a crer na sua capacidade, parar de procrastinar e ter equilíbrio emocional? Você pode pensar que não perde nada, mas te convido a um mergulho profundo para descobrir os seus sabotadores de prazer, que te tiram de seu objetivo, mas geram benefícios positivos tão bons que te fazem permanecer com os comportamentos que não te levam para seu propósito.
Permita-se com amorosidade trazer a consciência cada sabotador. Reflita nas possíveis crenças que foram criadas ao longo de sua história, mas liberte-se de culpas, críticas internas e julgamentos; afinal, se você está trazendo a consciência agora estes pontos é porque está pronto para transformar a sua carreira.
Se pergunte: como posso obter os mesmos ganhos utilizando meus pontos fortes ao invés dos a melhorar? Para novos comportamentos, precisamos criar novas crenças, novas verdades. Para tal, te convido a ficar alerta às suas frases e pensamentos que são poderosos. Quer um exercício simples? Toda vez que passar em frente de algo que reflita sua imagem como um espelho, por exemplo, diga uma frase positiva e empoderadora para você. Será uma rica experiência.
Parar de se sabotar é se perdoar e se sentir livre para enxergar os lindos dons que possui. É se permitir a ter sucesso, ser merecedor e estar aberto a receber todas as coisas que tanto sonha. É se sentir à vontade com sua própria pele, com sua melhor versão para exercer de forma plena sua missão. Para começar? Comece dizendo de forma honesta e com todo coração: eu me permito a partir de agora parar de me sabotar, me abrir para as infinitas possiblidades de utilizar meus dons para aprender, ensinar e ter sucesso.
Participe da Conversa