fbpx

Como as pessoas de sucesso se relacionam entre si

Se você tem dificuldade com seu tempo, ao ser tão procurado pelos outros, faça a seleção dos contatos pela conveniência de interesses, mas nunca deixe de atender a indicação de algum amigo.

Li uma interessante abordagem sobre como as pessoas de sucesso se relacionam entre si, o que me levou a fazer disso o tema da postagem. O artigo original é de autoria de Dorie Clark, professor da Escola de Negócios da Duke University, e foi publicado na versão online da Harvard Business Review, de 21/1/2016. De início, ele argumenta que, à medida que uma pessoa avança na carreira escolhida, crescem as possibilidades de contatos e conexões na rede profissional. Sendo uma referência, tudo fica mais agitado e serão contados em centenas (ou milhares) os emails e mensagens que chegarão a cada dia. Como gerenciar isso?

Com certeza, muitos coaches e profissionais de RH já receberam essa queixa de profissionais de sucesso que estão assessorando. Da mesma forma, e ao inverso, há aqueles profissionais executivos que buscam ser reconhecidos e identificados por alguma característica especial ou determinada competência. O segredo para esses casos, conforme o autor, é o que ele chamou de “rede de entrada”.

Clark sugere que essa filosofia de criar a “rede de entrada” deve estar baseada na produção de conteúdo valioso, como artigos ou podcasts, algo que atrai clientes para você diretamente (ao contrário de gastar muito tempo em chamadas frias ou pagar pela publicidade para atraí-los). Hoje, a maioria dos profissionais são constantemente bombardeados pelo Instgram, Facebook e LinkedIn quando, na verdade, pode-se ter mais êxito ao tornar-se interessante o suficiente para ser procurado por pessoas de sucesso.

As três dicas práticas que o autor apresenta merecem nossa atenção, sem dúvida:

  1. Primeiramente, tenha clareza de que você é diferente dos outros. Uma das maneiras mais rápidas de construir uma conexão nova com alguém é encontrar a comunidade a ser compartilhada. O mais interessante que parece, mais poderosos que as pessoas vão querer procurá-lo. Sem dúvida, poderá ser difícil para nós mesmos identificarmos o que temos de mais interessante, pois isso pode parecer banal. É melhor conversar com os amigos e consolidar uma opinião realista;
  2. Depois, para a sua presença ser desejada, torne-se um especialista em algo, um respeitado conhecedor do tema sobre o qual tem facilidade de abordar. Algumas vezes isso cabe até mesmo se o seu tipo de competência não for intrínsico à sua profissão (exemplo: você pode ser um publicitário com muito conhecimento sobre gastronomia, especialmente como harmonizar a comida com vinho). Outra forma de estabelecer vínculos é usar de seus contatos para construir ligações multidimensionais como, por exemplo, com instituições beneficentes ou de caráter humanitário. As pessoas de sucesso gostam de ocupar seu tempo com outras pessoas que lhes tragam inteligência, conteúdo, informações e ganhos intelectuais;
  3. Comece a se tornar uma figura central. Comece convidando os profissionais mais interessantes que você conhece e peça-lhes para recomendar outras pessoas interessantes que seus amigos conhecem e, ao longo do tempo, a rede irá crescer bastante. Essa, certamente, não é a única maneira de se conectar, porém o fundamental é não perder o ritmo e nem a motivação pois “o mundo” está competindo pela atenção das pessoas mais bem-sucedidas. Se você quiser construir uma ligação duradoura com gente de sucesso, a melhor estratégia é fazê-los chegar até você. Identificar o que é excepcionalmente interessante sobre você e tornar-se disponível quando procurado pelas pessoas que você mais gostaria de conhecer.

Retornando ao ponto inicial, se você tem dificuldade com seu tempo, ao ser tão procurado pelos outros, faça a seleção dos contatos pela conveniência de interesses, mas nunca deixe de atender a indicação de algum amigo. Amanhã você pode precisar de algo parecido e a vida irá lhe castigar.

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa