fbpx

Endomarketing – Formas de Interação Funcionário x Empresa

Se o Marketing é tão importante, por que ele não chega ao conhecimento de todos da organização? Ouvir os colaboradores e suas opiniões aumenta o engajamento destes em relação às causas da empresa.

O termo Endomarketing foi cunhado pelo professor e consultor empresarial Saul Bekin, em 1990. Ele defende a ideia de que Se o Marketing é tão importante, por que ele não chega ao conhecimento de todos da organização? Ouvir os colaboradores e suas opiniões aumenta o engajamento destes em relação às causas da empresa.

O foco principal do Marketing Interno são as pessoas. A proposta de integração funcionário–empresa do endomarketing é o objetivo principal da área. A motivação e a comunicação são recursos essenciais nesse processo, mas além e a partir desses recursos, temos alguns outros que podem dar resultados incríveis na interação dos colaboradores e a organização.

As mídias internas podem ser consideradas um canal prático e muito eficiente quando o assunto é comunicação, elas podem ser bem aplicadas através de blogs internos (onde os próprios funcionários podem ser os convidados a escrever artigos e pequenos textos); redes sociais internas (onde podem ser compartilhadas além das conquistas profissionais dos colaboradores, algumas das conquistas pessoais também: o nascimento de um filho, por exemplo), jogos corporativos (na intenção de aproximar equipes e colaboradores de áreas diferentes), jornais e revistas (que abram espaço para que os colaboradores/equipes compartilhem seus próprios cases de sucesso), murais, gincanas, entre muitos outros elementos que facilitem a comunicação interna na organização e faça dessa algo estimulante.

Estimular a participação dos funcionários na elaboração dos objetivos empresariais da organização, incentivando-os a compartilhar suas impressões do mercado a partir das pistas coletadas no seu trabalho diário. Saber ouvir os colaboradores é uma das habilidades mais especiais do líder atual, fazer com que o grupo apresente suas opiniões aumenta o engajamento desses em relação às causas da empresa. Se o Marketing é tão importante, por que ele não chega ao conhecimento de todos da organização?

O trabalho do Endomarketing é um trabalho diário, ele não vai surtir efeito com ações pontuais, mas sim com ações contínuas, que demonstre aos funcionários que além do salário esses também são reconhecidos através da autonomia em realizar suas tarefas, do reconhecimento de sua maestria e que ele faz parte do propósito daquela organização.

Se você é um gestor ou responsável pela área de Endomarketing da sua empresa, como faz para que os colaboradores participem mais ativamente dos processos da empresa e interajam de maneira produtiva?

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa