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Invista em suas fortalezas!

Agora é o momento oportuno para avaliar com atenção e fazer os investimentos necessários para o seu desenvolvimento profissional. Vivemos de crise em crise. Entre as crises, vivemos dias melhores.

Agora é o momento oportuno para avaliar com atenção e fazer os investimentos necessários para o seu desenvolvimento profissional.

Vivemos de crise em crise. Entre as crises, vivemos dias melhores. Foi isso que eu disse recentemente em uma palestra para empresários da Fiesp. O que quer dizer que não adianta reclamar dos fatos e das circunstâncias, é preciso encarar a situação de frente e ter coragem para superar as adversidades. Invista nas suas fortalezas.

Em momentos sensíveis como o que estamos vivendo, há necessidade de rever e adequar os planos e projetos para conseguir atravessar com menores perdas e, se possível, com ganhos.

Quando digo ganhos, não me refiro unicamente ao dinheiro, mas ao aprendizado que se retira dessas experiências. Portanto, sugiro priorizar e se concentrar no fortalecimento das suas qualidades diferenciadoras e tirar o máximo de proveito delas.

Aprofunde seus conhecimentos técnicos e relacionamento com pessoas que atuam na sua área. Faça parte de associações e grupos, troque informações e ideias.

Identifique suas limitações e vantagens na sua área de atuação e compare-se com os profissionais que fazem o mesmo que você.

Mapear o mercado por meio da pesquisa de vagas e identificar o que as empresas estão precisando (quais são as prioridades delas), acompanhando informações de revistas setoriais e cenários macroeconômicos, por exemplo, colocará foco em sua procura.

Você, mais do que ninguém, deve saber com clareza o que faz bem feito e identificar de que maneira esse conhecimento, habilidade ou atitude poderão diferenciá-lo frente ao empregador ou cliente.

Autoconhecimento, termo que frequentemente utilizo nesta coluna, é fundamental. Para se destacar e se tornar imprescindível ou minimamente necessário, é importante ter consciência do conhecimento acumulado ao longo da trajetória profissional, analisando erros e acertos e buscar no mercado as oportunidades para aplicá-los da melhor maneira possível.

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
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