A maior parte dos vendedores, já ouviu, pelo menos, um não na vida. Claro que a maioria também, está acostumada e preparada para enfrentar tal situação com naturalidade, afinal é parte da rotina de um vendedor encontrar clientes interessados ou não nos seus produtos.
Nos últimos meses, porém, com a crise, os clientes tornaram-se muito mais econômicos e passaram a controlar suas compras, deixando de lado os itens considerados supérfluos e, em alguns casos, reduziram também aqueles considerados básicos. Essa situação, deixou muito vendedor preocupado e esses passaram a reagir de maneiras diferentes e mais criativas diante de tal situação.
É pensando nisso que trago a reflexão de hoje: um “não” te paralisa ou te desafia? Responda rápido: Qual a sua primeira reação quando escuta um não?
Alguns vendedores simplesmente mudam o foco (de cliente, no caso) e continuam seu caminho de vendedor. Outros, em contrapartida, também vão em busca de novos clientes, mas paralelo a isso avaliam as circunstâncias que o levaram até aquele “não” e transformam a situação em vários “sim” no futuro!
Um ponto interessante de se lembrar é que todos os grandes personagens da nossa história ouviram muitos “nãos”, mas ainda assim continuaram lutando pelo seu propósito inicial até ouvir o tão esperado sim.
Para aprender a lidar com os “nãos” todo e qualquer vendedor precisa aprender a ressignificar esse não. Vamos começar analisando pelo lado do aprendizado: você aprendeu uma nova forma de como NÃO vender o seu produto/serviço; ou até mesmo você pode usar essa situação para pensar e aplicar uma nova forma de confrontar essa objeção; ou então avaliar a possibilidade de elaborar uma nova abordagem que convença melhor o seu cliente.
Outro elemento interessante de se aplicar ao ouvir um não é fazer uma reflexão e verificar se você está focando no público certo, ou se existe alguma maneira de adequar o seu discurso aos desejos dos clientes.
Você também pode aproveitar essa situação e fazer uma pesquisa com a pessoa que recusou seu serviço e adaptar o que for necessário para que nas próximas oportunidades de vendas você esteja melhor preparado.
Outro ponto de vista interessante é se perguntar como esse “não” contribui com o seu crescimento como vendedor. Talvez até mesmo avaliar se está vendendo o produto/serviço certo!
Os “nãos” da vida estão longe de ser a cartada final. Eles são, justamente, o contrário disso: um não é uma nova forma de ver uma determinada situação! Desfrute os “nãos” da sua vida!
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