Eu já ouvi muitas vezes que precisamos de mais mulheres modelos, em posições de liderança. Uma razão é que elas podem inspirar outras mulheres a buscarem cargos de destaques nas organizações. Eu concordo com isso, mas também precisamos construir a nossa confiança, acreditar que possamos atingir qualquer nível profissional. Felizmente, a autoconfiança é uma habilidade que se pode construir e adquirir. Podemos buscar ferramentas para potencializar essa habilidade.
O conhecimento, eleva a autoconfiança, é simples assim. Quanto mais sabemos, menos medos temos. Busque saber a cada dia mais e mais, para criar mais. Tendo isso em mente, participe de ambientes, onde você possa aprender com os outros, onde você possa aprender com as experiências dos outros.
Aceite projetos desafiadores e estimulantes, com isso a confiança vai para cima. Será uma grande emoção, quando você realizar um desafio. É uma sensação de poder, um momento em que todas as dúvidas desaparecem.
Desafios são para aprender e crescer, não importa se vai ter sucesso ou falhar. Se Falhar ok, desde que somos capazes de entender por que falhamos e o que pode ser aprendido com isso.
Ninguém pode construir a confiança trabalhando em projetos chatos, ninguém. Desafie-se, porque não importa o resultado, o seu conhecimento será enriquecido. Certa vez fui convidada para ocupar um cargo de liderança, e aceitei. Chegando lá, vi as dificuldades que me aguardavam. Não me acovardei, procurei aprender todo processo, fazer alterações de acordo com minha personalidade. O medo estava presente em todos os momentos, olhei ele nos olhos, e não deixei que me dominasse.
Nunca desista por causa do medo, ou porque está faltando conhecimento. Peça ajuda, pedir apoio não é nenhuma vergonha. Comemore o que você já conseguiu. É um grande momento para fazer uma retrospectiva, para ver o quanto foi feito. Além disso, para confirmar que foi possível concluir, o que foi iniciado. Comemore com você mesmo, vá no seu lugar favorito, coma seu prato preferido, tenha uma recompensa.
No próximo desafio, lembre-se desses momentos, lembre-se que você pode fazê-lo.
As palavras são muito poderosas. Tenha cuidado com as coisas que você diz para si mesmo. Em vez de duvidar, questionar, não acreditando, culpando a si mesmo, diga palavras de apoio e encorajadoras. Seja sua maior motivadora.
Participe da Conversa