Certamente você conhece a frase que fundamenta o título deste texto: “Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo”; está atribuída a Arquimedes (físico, inventor e matemático grego). O que ela lhe diz? Quais aplicações dela você percebe na sua vida?
O conceito de alavanca é amplamente utilizado durante a metodologia de Coaching. Seja no momento de avaliação ou durante as etapas de construção e manutenção do foco: ela é definida com o Coachee para avançar/promover o desenvolvimento na direção do objetivo.
Considere algumas áreas da sua vida: qualidade de vida, pessoal, profissional e relacionamentos. O efeito da alavanca é considerado quando uma ou mais delas estão em pleno progresso e acabam por elevar as outras que encontravam-se em repouso.
Por meio da visão sistêmica do Coach: as coisinhas que movem o Coachee à(s) área(s) escolhida(s) são analisadas e conciliadas. Com o olhar atento e o trabalho em conjunto, ambos podem perceber que elas atendem aos valores e às crenças que subsidiam a ampliação daquilo que é objetivado e está ao redor.
Na tentativa de exemplificar os significados pretendidos às coisinhas: trago a colaboração de Vinicius de Morais em seu texto “Para Viver Um Grande Amor”: “Conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, strogonoffs – comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica e gostosa farofinha, para o seu grande amor?”.
São essas coisinhas que encantam a si e ao outro. Quais são as suas? Elas devem ser preservadas e praticadas. Elas estão presentes em todas as áreas da sua vida: são replicáveis e agem com as alavancas junto aos objetivos escolhidos.
Conheçamos então as coisinhas, nos apoiemos no coração e iniciemos os trabalhos. Acredito que podemos treinar o cérebro para resolução de problemas e obtenção de resultados; contudo, é nessa combinação que a construção positiva da realidade ocorre.
Participe da Conversa