Este mês abordarei um assunto que gera muita polêmica, seja pela sua complexidade, pela falta de informações das pessoas e por questões religiosas e morais. A amplitude da sexualidade humana.
Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde: “A sexualidade é um aspecto central do ser humano ao longo da vida e inclui o sexo, gênero, identidades e papéis, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução“.
Esta definição demonstra quão complexa e ampla é a sexualidade não se limitando a masculino e feminino como muitos ainda teimam em classificar.
São 4 os pilares da Sexualidade: sexo biológico, identidade de gênero, expressão de gênero e orientação afetiva/sexual.
O Sexo biológico é o conjunto de informações cromossômicas, órgãos genitais, capacidades reprodutivas e características fisiológicas que distinguem “machos” e “fêmeas”. Há também pessoas que apresentam características de ambos os sexos. São chamadas de Intersexos.
A identidade de gênero é a percepção íntima que uma pessoa tem de si como sendo do gênero masculino, feminino ou de alguma combinação dos dois, independentemente do sexo biológico.
Percebe-se que é incorreto relacionar a identidade de gênero com a orientação sexual. Existem pessoas transexuais, por exemplo, que podem ser heterossexuais, homossexuais ou bissexuais, assim como acontece com as pessoas cisgêneros.
A identidade traduz o entendimento que a pessoa tem sobre ela mesma, como ela se descreve e deseja ser reconhecida.
- Transexual – Pessoa que possui uma identidade de gênero diferente do sexo biológico.
- Mulher transexual é aquela que nasceu com sexo biológico masculino, mas possui uma identidade de gênero feminina e se reconhece como mulher.
- Homem transexual é aquele que nasceu com sexo biológico feminino, mas possui uma identidade de gênero masculina e se reconhece como homem.
- Cisgênero – Pessoa cuja identidade de gênero coincide com o sexo biológico. Aquelas que são biologicamente mulheres e possuem identidade de gênero feminina ou biologicamente homens e possuem identidade de gênero masculina.
A expressão de gênero é como o indivíduo se apresenta na sociedade, sua aparência e comportamentos
A orientação afetiva/sexual é a atração afetiva e/ou sexual que uma pessoa manifesta em relação à outra, para quem se direciona, involuntariamente, o seu desejo. Existem três tipos majoritários de orientação sexual:
- Heterossexual: Pessoa que se sente atraída afetiva e/ou sexualmente por pessoas do sexo/gênero oposto.
- Homossexual (Gays e Lésbicas): Pessoa que se sente atraída afetiva e/ou sexualmente por pessoas do mesmo sexo/gênero.
- Bissexual: Pessoa que se sente atraída afetiva e/ou sexualmente por pessoas de ambos os sexos/gêneros.
- Assexual: Pessoas que não sentem atração sexual por outros.
Tudo isso são conceitos.
Certamente este é um tema bastante complexo e polêmico e tenho certeza de que enquanto alguns apreciarão o artigo outros me crucificarão. Não importa com qual lado você tenha se identificado. Se acredita, não acredita ou considera um assunto imoral, mas é essencial que haja o respeito e a empatia. Afinal, a essência do ser humano são as diferenças.
Participe da Conversa